No sábado, 11 de novembro, sentou-se no chão do Palácio de São Bento para ouvir a comunicação ao país do primeiro-ministro demissionário, António Costa, Na quinta, 9, após dissolução do Parlamento foi de mão dada com ele até à sede do PS no Largo do Rato, Lisboa, Quem é, afinal, Fernanda Tadeu, que tem acompanhado António Costa no percurso político?
Fernanda Tadeu na comunicação ao país do primeiro ministro Demissionário António Costa, na conferência de imprensa na Residência Oficial em São Bento
[Fotografia: Pedro Rocha / Global Imagens]
Fernanda Tadeu
( Pedro Rocha / Global Imagens )
António Costa anunciou nova comunicação ao país no sábado, 11 de novembro, e a partir do Palácio de São Bento, residência oficial do agora primeiro-ministro demissionário. Na declaração ao país – tal como sucedeu no dia em que se demitiu – o ainda chefe de governo dirigiu palavras emocionadas à mulher, Fernanda Tadeu.
Mas, afinal, quem é a companheira do primeiro-ministro demissionário António Costa que o tem acompanhado e que, a 8 de março de 2021 no programa televisivo da TVI, deixou bem claro que “ninguém define uma pessoa por ser mulher ou marido de alguém”. É antes “um projeto único”, “alguém que tem um percurso que é pessoal, que tem objetivos, ambições e metas a transpor”, referiu.
Antiga professora, tem 64 anos e há 36, desde 1987, que é casada com António Costa, relação que começou ainda no Liceu Passos Manuel, em Lisboa, e da qual mais tarde nasceram dois filhos: Pedro, 32 anos, e Catarina, 29.
Fernanda Maria Gonçalves Tadeu nasceu a 18 de outubro de 1959 e desde sempre seguiu a carreira educativa, tendo-se formado na Escola Superior de Educadores de Infância e licenciado posteriormente em Educação Especial.
Lutou contra um tumor, mas que há muito está debelado. “Tive um problema, mas está resolvido. Fui operada. Havia um tumor que não se expandiu e foi tirado o problema”, afirmou também numa entrevista à TVI.
Os agradecimentos a Fernanda Tadeu
No sábado, 11 de novembro, o primeiro-ministro demissionário dirigiu-se a ela considerando que “há gestos de carinho que não têm explicação, só gratidão” – estando ela presente na sala, sentada no chão, ao lado de fotojornalistas que faziam a cobertura da declaração ao país.
Fernanda Tadeu na comunicação ao país do primeiro ministro demissionário António Costa, na conferência de imprensa na Residência Oficial em São Bento, a 11 de novembro de 2023 [Fotografia: Pedro Rocha / Global Imagens]Fernanda Tadeu na comunicação ao país do primeiro ministro demissionário António Costa, na conferência de imprensa na Residência Oficial em São Bento [Fotografia: Pedro Rocha / Global Imagens]Fernanda Tadeu na comunicação ao país do primeiro ministro demissionário António Costa, na conferência de imprensa na Residência Oficial em São Bento, a 11 de novembro de 2023 [Fotografia: Pedro Rocha / Global Imagens]
Dois dias antes, já depois das oito da noite, Fernanda Tadeu descia as ruas até ao Largo do Rato, sede do Partido Socialista, de mão dada com o marido e momentos depois de Marcelo rebelo de Sousa ter dissolvido o Parlamento, na noite de quinta, 9 de novembro.
Ainda antes, na terça, 7 de novembro, aquando da apresentação de demissão pelo então chefe de Governo, António Costa reservava, na comunicação ao país que teve lugar ao início da tarde, uma nota à mulher. “Uma palavra muito sentida de agradecimento à minha família, muito especial à minha mulher por todo o apoio, todo o carinho e os muitos sacrifícios pessoais que passou ao longo destes oito anos”, afirmou.
Reveja outros momentos 11 momentos registados ao longo dos últimos 15 anos:
Em janeiro de 2022, António Costa abraça a mulher, Fernanda Tadeu, após comentar a vitória do PS no Hotel Altis em Lisboa, onde decorreu a noite eleitoral do partido Socialista [Fotografia: Pedro Rocha / Global Imagens]No comício do Porto para as Legislativas de 2019 [Fotografia: Artur Machado / Global Imagens]Em maio de 2018, na Batalha, no último dia do 22ª congresso nacional do Partido Socialista [Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens]Em maio de 2017, Marcelo Rebelo de Sousa, Augusto Santos Silva, António Costa e Fernanda Tadeu, Eduardo Cabrita no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Centenário das aparições, para a celebração da Canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta [Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens]Em novembro de 2016, Fernanda Tadeu com rainha Letizia, na receção dos reis de Espanha no Palácio das Necessidades [Fotografia: Paulo Spranger/Global Imagens]Em junho de 2016, a assistir ao jogo Portugal – Islândia do grupo F do UEFA Euro 2016, no ecrã gigante instalado na Praça do Comércio em Lisboa [Fotografia: Filipe Amorim/Global Imagens]Em janeiro de 2016, António Costa, primeiro-Ministro, com a mulher, ambos a irem votar na Sociedade Recreativa de Fontanelas e Gouveia [Fotografia: Nuno Pinto Fernandes/Global Imagens]Maria Antónia Palla, Fernanda Tadeu e Catarina, respetivamente mãe, mulher e filha de António Costa, então secretário-geral do PS, em novembro de 2015. Juntas na sede de campanha do Partido Socialista, após a divulgação dos resultados das eleições legislativas de 2015 [Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens]Em setembro de 2014, Fernanda Tadeu na entrevista realizada a António Costa, candidato a liderança do Partido Socialista, na redação do Jornal de Noticias [Fotografia: Fábio Poço / Global Imagens]Em julho de 2013, na apresentação da candidatura autárquica PS/FAUL “Junto fazemos Lisboa” liderada pelo então presidente da câmara [Fotografia: Júlio Lobo Pimentel / Global Imagens]Em março de 2008, Fernanda Tadeu na manifestação de Professores desde o Marques de Pombal ate a Praca do Comercio [Fotografia: Rodrigo Cabrita/Global Imagens]