Harvey Weinstein considerado culpado e com pena até 25 anos

harvey Weinstein EPA Justin lane
[Fotografia: Justin Lane/EPA]

O ex-produtor de 67 anos foi considerado, esta segunda-feira, 24 de fevereiro, culpado por agressão sexual. A sentença, proferida por um júri do tribunal de Manhattan diz que Harvey Weinstein pode agora enfrentar uma pena de até 25 anos.

Após quase um mês de julgamento, que teve início a 6 de janeiro, o ex-produtor soma ainda a condenação por um crime de violação em terceiro grau, tal como avança o jornal The New York Times. Há, contudo, duas acusações das quais foi ilibado: agressão sexual predatória.

Se for confirmada a condenação, a pena por ato sexual criminal em primeiro grau é entre cinco e 25 anos de prisão, enquanto o crime de violação em terceiro grau implica uma pena até cinco anos de prisão.

Harvey Weinstein está acusado de crimes ocorridos entre 2006 e 2013, tendo sido detido em maio de 2018. O ex-produtor insistiu na inocência, alegando que todos os atos foram consentidos.

A condenação surge depois de denúncias concretas que o levaram à barra do tribunal, mas após relatos de atrizes e celebridades de agressão sexual por parte do produtor e ao abrigo do movimento #MeToo.

[Em atualização]