Igualdade salarial só chega em 2220 e Portugal está cada vez mais longe

desigualdade-3-1
Fotografia: Shutterstock

202 anos. Serão precisas, sociologicamente falando, mais de dez gerações de pessoas para que mulheres e homens aufiram o mesmo. Este é um dos dados que consta do relatório anual da Desigualdade de Género do Fórum Económico Mundial, publicado em dezembro, e no qual fica claro que só em 2220 é que ambos sexos estarão equiparados em matéria de rendimentos auferidos.

Ora, e se a análise de 2018 vem trazer boas – mas tímidas notícias – face a a 2017, certo é que os 202 anos representam um penoso retrocesso face a 2016, onde o documento produzido pela referida instituição internacional falava em 170 anos expectáveis para a tão almejada igualdade.

Portugal contribuiu para estes resultados, afinal volta a descer nas tabelas gerais, mesmo quando estão anunciadas políticas rumo a essa equiparação, que parecem não estar a inverter consistentemente estes dados.

Em 2018, o território nacional ocupa a 37 posição, em 149 países, nada mais do quem recuo de quatro lugares face a 2017 e seis face a 2016, anos em que o universo de países estudados era de 144 territórios.

Em 12 anos, o país piorou em quase todos os indicadores, menos no da saúde e sobrevivência. Mas, olhando ao detalhe para o caso português, a igualdade salarial faz disparar todas as campainhas, com uma descida para a a 103 posição em 149.

Igualdade salarial entre homens e mulheres passa a ser fiscalizada em 2019

Em matéria de participação económica e face a 2006 – ano em que o relatório começou a ser elaborado – Portugal recuou 11 posições, perdeu 25 lugares no que diz respeito à educação e viu baixar a sua participação política, apesar de ter conseguido cumprir em 2016 – pela primeira vez – a paridade na Assembleia da República e dez anos depois de a lei ter sido aprovada.

Na liderança da tabela internacional está, sem surpresa, a Islândia. Seguem-se-lhe a Noruega, a Suécia, a Finlândia, a Filipinas, a Irlanda, a Nicarágua, a Ruanda e a Namíbia.

Imagem de destaque: DR

“Prefiro um sistema que permita denunciar casos de assédio agora e não apenas 30 anos depois, como no #MeToo”

Igualdade salarial só chega em 2234

Igualdade salarial: Estes são aos anos mais indicados para ter filhos