Já pode fazer o rastreio de infeções sexualmente transmissíveis sem sair de casa

pexels-cottonbro-studio-6473092
[Fotografia: Pexels/Cottonbro Studio]

Mais de um milhão de pessoas contraem, diariamente, infeções sexualmente transmissíveis (IST). Os números são divulgados pela Organização Mundial de Saúde.

Em Portugal, são cerca de 200 mil pessoas portadoras de IST, revela o Instituto Nacional de Saúde. Os números não são animadores, visto que o Centro Europeu para a Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) notou um aumento nos casos de sífilis, clamídia e gonorreia em Portugal.

O rastreio é crucial para prevenir este tipo de aumentos e, por isso, o laboratório português Test it Lab apresenta um serviço de envio de kits de auto-colheita em casa.

“Esta abordagem permite que os utentes realizem a auto-colheita de amostras em casa para rastrear IST de forma simples, eficaz e discreta. O kit pode ser encomendado no website e será enviado pelo correio num envelope com máxima discrição”, lê-se em comunicado.

A auto-colheita tem de ser feita seguindo as instruções, “para gerar amostras de urina, genitais, orofaríngeas e rectais”. A devolução da amostra não tem custos e os resultados chegam ao utente por e-mail num período até 24 horas após a chegada da amostra.