Já só tem 15 dias para validar as despesas para o IRS

Não deixe mesmo para amanhã o que pode e deve fazer já hoje! É que já só faltam 15 dias, incluindo esta quinta-feira, 1 de fevereiro, para validar faturas e para atualizar as informações relativas ao seu agregado familiar. Sem isso, todos os cálculos vão ter por base o que reportou em 2016, o que pode ser bastante desfavorável caso tenham existido alterações.

Na hora de dar o ‘ok’ às despesas feitas em 2017, não estranhe se nem todas tiverem dado entrada. Afinal, há elementos que só transitam em março, sobretudo os que decorrem de taxas moderadoras, rendas e empréstimos e seguros de saúde. Na galeria acima fique a saber o que é dedutível e não se perca na informática.

Já agora, se tem atividade aberta, terá sempre de dizer, sobre todas as faturas, se as despesas foram realizadas no âmbito da atividade profissional ou a título pessoal. Um prazo que se esgota, para todos os contribuintes, a 15 de fevereiro.

Cuidados e notas a que deve prestar atenção

O processo de entrega do IRS concede margem para correções. Falamos apenas de 15 dias disponíveis para retificar, junto da Autoridade Tributária, o que está errado. Uma janela de oportunidade que chegará em março.

Ainda em relação a datas de entrega, este ano haverá apenas uma única para todos os modelos, sejam eles entregues em papel ou pela internet. Um período que vai desde 1 de abril a 31 de maio, dois meses inteiros para acertar contas com o fisco.

Imagem de destaque: Shutterstock

25 novos preços que vão mexer com a sua carteira a partir de hoje