Publicidade Continue a leitura a seguir

Jessica Athayde mostra barriga de grávida em destino paradisíaco

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens das férias de Jéssica Athayde nas Maldivas.
As imagens mostram Jessica Athayde descontraída, em biquini, junto às águas cristalinas das Maldivas.
Jessica Athayde teve autorização médica para viajar, aos 7 meses de gravidez.
A atriz prepara-se para ser mãe, pela primeira vez, aos 33 anos.
A atriz fez-se acompanhar de Diogo Amaral.
Recorde-se que o ator é já pai de Mateus, de quatro anos, fruto de um relacionamento anterior com Vera Kolodzig.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Depois de ter viajado grávida para Myanmar, Laos e Tailândia, Jessica Athayde está de volta aos destinos paradisíacos, naquela que poderá ser a sua última viagem antes de ser mãe pela primeira vez. “Quem teve autorização médica e está radiante de felicidade?!!!”, publicou uns dias antes das férias, na sua página do Instagram.

Ao contrário da última viagem ao sudoeste asiático, em que viajou sozinha, desta vez, a atriz da TVI fez-se acompanhar pelo companheiro e pai do seu futuro filho, Diogo Amaral. O destino escolhido preenche os requisitos dos últimos: é quente, com praias de perder a vista e o mar cristalino. Trata-se de uma das ilhas do arquipélago das Maldivas, onde o casal se encontra hospedado num resort de luxo.

Jessica Athayde, que está grávida de sete meses, tem ainda aproveitado para partilhar várias imagens destas férias a dois no Instagram, mostrando a sua barriga. Uma das imagens mais populares terá sido tirada com um drone, mostrando ao longe a atriz deitada na areia, com o mar das Maldivas a enquadrar a fotografia.

Também Diogo Amaral publicou uma foto semelhante à de Jessica, brincando com o nascimento do filho de ambos Oliver Ross, que estará para breve. “Rebentaram as águas”, escreveu na legenda da imagem o ator, que é já pai de Mateus, fruto de um relacionamento com Vera Kolodzig.

Mas, afinal, até que semana de gestação se pode viajar?

“Regra geral, facilita-se muito, mas não há uma resposta exata. Vai depender de cada situação”, começa por explicar o Dr. Domingos Vaz, especialista em ginecologia-obstetrícia no Hospital da Luz, Lisboa. “Por norma, há dois condicionamentos: um são as companhias aéreas, outro é a duração dos voos”.

De acordo com o médico de especialidade, dificilmente as companhias aéreas transportam mulheres grávidas a partir das 36 semanas de gestação. No entanto, cada uma fixa o seu limite. “Algumas a partir das 32 ou 34 semanas já não permitem que a grávida viaje e essa decisão, normalmente, está ligado à duração das viagens”, adianta, clarificando: “As que voam apenas na Europa são mais permissivas, e as que fazem viagens de longo curso (Maldivas, África, Estados Unidos) são mais restritivas”.

Voos com duração curta, de duas a três horas, são classificados como baixo risco, uma vez que grávidas com complicações a bordo podem ser, mais facilmente, encaminhadas para serviços de urgência. “As complicações em voo são as mesmas do que em terra, como contrações, o romper a bolsa ou ter uma hemorragia. Mas quando são voos transatlânticos pode ser muito mais complicado de se resolver”, afirma.

Ainda de acordo com o médico obstetra, é comum e aconselhável levar um atestado médico a partir do momento em que a gravidez se torna visível, cerca das 22 semanas – sendo que algumas companhias aéreas chegam mesmo a pedir este relatório. Também os seguros de saúde e planos de emergência (caso aconteça um contratempo, em viagem) devem ser contemplados pelos progenitores. “É importante saber quais os contactos de emergências, quais os hospitais mais perto… E não esquecer a consulta do viajante, que é ainda mais importante quando falamos de gravidez. Algumas vacinações e comprimidos podem não ser aconselháveis a mulheres grávidas“.

No entanto, segundo o Dr. Domingos Vaz, a última decisão cabe mesmo aos pais, que devem responsabilizar-se pela opção tomada. Caso se mantenha a vontade de uma viagem longa é importante manter algumas atitudes durante o voo. “Levantar de duas em duas horas ou pelo menos mexer os dedos dos pés, se houver derrames e varizes usar meias de contenção elástica, esvaziar a bexiga, hidratar-se e não consumir bebidas com gás” são algumas das sugestões do médico.

 

As t-shirts com mensagens e o estilo descontraído de Jessica Athayde

 

Foi assim que Jéssica Athayde descobriu que estava grávida