Jovens fazem cirurgias plásticas para ficarem como um filtro do Snapchat

A busca pela perfeição não é novidade, mas se antes o desejo era conseguir uns lábios como os de Angelina Jolie hoje em dia já não é bem assim. Às clínicas de cirurgia plástica têm chegado vários jovens a quererem agora sair da sala de operações com o rosto aperfeiçoado tal e qual como quando aplicam os filtros da aplicação Snapchat.

Com capacidade para suavizar a pele, esconder imperfeições – como marcas, manchas ou olheiras – afinar o rosto, ficar com sardas ou ainda aumentar o tamanho dos lábios ou dos olhos, os filtros de Snapchat parecem estar a criar novos padrões de beleza entre os jovens.

Este desejo tem-se tornado tão comum que até já tem nome: Snapchat Dismorphia (Dismorfia do Snapchat, em português). De acordo com cirurgiões plásticos americanos, os pacientes já não levam fotografias de celebridades, mas sim selfies editadas com os filtros aperfeiçoadores na esperança de conseguir ficar como nessa fotografia, avança o jornal britânico Independent.

“As selfies com filtro podem fazer com que as pessoas percam o contacto com a realidade, criando a expectativa de que devem estar sempre perfeitamente preparadas”, afirmou Neelam Vashi, diretora do Centro de Cosméticos e Laser da Universidade de Boston, segundo a mesma publicação. E referiu ainda: “Isso pode ser especialmente prejudicial para adolescentes e portadores de TDC (Transtorno Dismórfico Corporal)” – doença mental classificada na área do obsessivo-compulsivo e que afeta uma em cada 50 pessoas.

O aparecimento do conceito Dismorfia do Snapchat surge no seguimento de estudos anteriores que consideram as redes sociais como negativas e destrutivas da auto-estima dos jovens, aumentando o risco de problemas de saúde mental. Recorde-se que no final de 2017, um estudo da Universidade de Notthingham Trent e da Escola de Administração Thiagarajar, na Índia, acabou por identificar o vício de tirar selfies como um transtorno mental designando-o de Selfitis.

Cada vez mais na moda, estes filtros encontram-se ainda no Instagram e no Facebook. E tal como qualquer pessoa com conta nessas aplicações, também as celebridades partilham fotografias e vídeos com esses mesmos filtros.

Percorra a galeria de imagens acima para ver alguns exemplos dos filtros existentes no Snapchat e que as celebridades têm partilhado no Instagram.

[Imagens de destaque: Instagram]

Como as redes sociais mudaram as relações amorosas

Como lidar com o ex nas redes sociais?