Katty Xiomara apresentou a sua nova coleção, este domingo, 24 de de fevereiro, na Semana da Moda de Milão. No espaço Le Cavallerizze, a designer contou com uma plateia cheia para assistir à sua estreia nas passerelles do evento italiano – incluindo algumas influencers italianas. Em parte, pelas peças da sua coleção cápsula dedicada à popular boneca Hello Kitty, criada a partir de um convite que partiu da SANRIO, empresa criadora da personagem. Esta coleção, que se destina aos mercados europeu, japonês, coreano e chinês, parte de pontos em comum entre a personagem e a designer – ambas completam 45 anos em 2019, a grafia dos seus nomes, Katty e Kitty, é semelhante e têm origens diferentes do país onde nasceram – a estilista nasceu na Venezuela, numa família portuguesa, a segunda no Japão mas com a atribuição de características de menina britânica.
Contudo, ainda que a inspiração para a coleção do próximo outono/inverno tenha surgido a partir desse convite da SANRIO, ela não se esgota na conhecida personagem de animação, estendendo-se às origens da própria Katty Xiomara e às diferenças que foi percebendo na condição feminina, no lado de cá e de lá do Atlântico. A isto junta-se ainda uma lenda filipina associada à flor mimosa pudica. “Eu também cresci com a Hello Kitty e [com este convite] acabei por ir atrás, às minhas memórias e aos anos de adolescência. A ideia foi um bocado perceber a minha construção como pessoa, como mulher”, afirmou a designer, numa entrevista ao Delas.pt, que poderá ler na íntegra em breve.
A boneca japonesa é o mote – ainda que se destaque em muitas peças – para uma coleção que acaba por acolher, sob o título de ‘Maria Mimosa’, todas essas influências que resultam não em peças “ameninadas” ou com uma orientação mais retro, mas em evocações suaves dessas memórias e décadas, numa linha assumidamente contemporânea e urbana.
“Umas das coisas que mais me marcou e que acho mais peculiar é a mimosa pudica, que tem umas folhas verdes, que parecem umas palmeiras pequeninas, e tem uma flor que parece um pequeno pompom cor-de-rosa”, afirma Katty Xiomara sobre a planta que dá nome à coleção e que é também referência desta coleção.
Neste “’pot-pourri’ de memórias”, como a própria define, encontramos texturas e padrões variados, desde os que recriam essas mimosas pudicas a peças em que o uso de plissados com brilho, mangas tufadas e rendas pode jogar tanto com a influência da América do Sul, como com um imaginário mais “abonecado”. Há também sobreposições de riscas, quadrados vichy e frases que contribuem para essa mistura de lembranças.
Nas peças da coleção, o símbolo de Hello Kitty aparece apenas no contorno da cabeça da boneca, sem os traços do rosto (como os olhos, o nariz e os bigodes) e assume diferentes destaques nas peças, umas vezes como padrão, outras como um detalhe bordado. Para compensar a ausência daqueles traços de rosto, a designer usou o desenho da boca feminina, aberta, ao jeito surrealista, como padrão noutras peças.
“Nós fizemos a Hello Kitty sem rosto. Ela já não tem boca e não tem boca porque a ideia é ela simbolizar todos os tipos de expressões, quase ser inexpressiva para ser mais expressiva. Mas depois, por outro lado, pegámos numa boca, mais feminina e aberta, para dar voz, dar voz às mulheres”, explica.
A essas bocas sobrepõem-se frases em inglês, português, espanhol, japonês e chinês com expressões empoderadoras das mulheres. É, de resto, também às mulheres que Katty Xiomara presta tributo com a coleção ‘Maria Mimosa’ honrando as que de alguma forma contribuíram para a emancipação feminina ou para a conquista de coisas aparentemente simples “que damos completamente por garantidas, mas que nem sempre existiram.”
Esta segunda-feira, o Portugal Fashion despede-se de Milão com a apresentação da nova coleção de Alexandra Moura, que encerra o calendário oficial de desfiles desta Semana da Moda também com uma homenagem no feminino, neste caso à ceramista da olaria tradicional portuguesa Rosa Ramalho.