Publicidade Continue a leitura a seguir

Keep Calm! Estas são as 10 dicas para não stressar nos exames

Na galeria de imagens estão 10 conselhos, dados pela psicóloga Raquel Martins Ferreira, para que seja mais fácil ultrapassar esta época de exames.
Para a especialista, fazer noites sem dormir ou comer para compensar o estudo não é a solução. Se uma pessoa está habituada a dormir x horas por dia (e todos nós precisamos de horas de sono), é fundamental não alterar muito a nossa rotina nesta época de exames.
É importante fazer pausas entre os estudos e perceber que há tempo para tudo. Aliás, o nível de atenção tem um tempo reduzido, é necessário estudar e, por exemplo, relaxar para comer, praticar exercício ou fazer algo de que se goste.
Para os mais ansiosos, Raquel Martins Ferreira aconselha exercícios de respiração, como o famoso: inspira e expira. Por exemplo, suster a respiração por cinco segundos e de seguida expirar fundo. Estes são exercícios fáceis que toda a gente pode fazer, garante.
Tal como a respiração, há muitas pessoas que criam tensão em zonas como o pescoço ou os ombros. Também existem exercícios para contornar a situação, tal como colocar uma bola de ténis debaixo da planta do pé e fazer pressão, em movimentos circulares.
É importante que o aluno seja positivo, acredite em si e diga para si mesmo que é capaz de fazer o exame e que tudo vai correr bem.
É habital, explica a psicóloga, que os pais coloquem pressão nos filhos nesta altura dos exames. A pressão por, dizem, este ser um momento importante e decisivo na vida e futuro do jovem. Ainda que assim o seja, é necessário que não exista pressão mas sim apoio e incentivo. É importante dizer algo positivo e não ver os exames como algo dramático.
Há muitos alunos que tendem, no próprio dia do exame, a ler os apontamentos no carro ou à porta da sala antes de entrar. Isto cria um alto nível de ansiedade que, por sua vez, pode trazer as tão temidas 'brancas' ou 'bloqueios'. No dia anterior os alunos devem rever a matéria mas não ficar até à última a ler tudo e a ficar ansioso com isso.
Pode parecer estranho, mas a psicóloga afirma que diz muitas vezes esta brincadeira aos seus pacientes mais jovens. "Bebam um shot de água antes de entrarem no exame". Isto porquê? Porque a água ajuda a oxigenar o cérebro e a "desbloquear".
Raquel Martins Ferreira afirma desde logo que os alunos mais velhos podem até não querer este abraço, mas os mais novos muitas vezes sentem-se mais seguros ao fazê-lo. O abraço é algo poderoso, afirma, e também calmante. Ao abraçarmos alguém, libertamos uma hormona chamada oxidocina, que é a hormona da felicidade e que, por isso, nos dá uma sensação de conforto.
É também importante perceber que, por vezes, é normal ficarmos bloqueados em alguma questão do exame e que isso não tem que ser dramático. Há matérias que temos mais presentes do que outras. A especialista aconselha a passar a questão à frente a questão e, depois, voltar a revê-la.

Publicidade Continue a leitura a seguir

No Ensino Básico e Secundário está oficialmente aberta a época dos exames. É quase impossível manter sempre a calma, não stressar com tanta matéria a aprender e memorizar a informação e os conhecimentos. Por isso, o Delas.pt falou com a psicóloga Raquel Martins Ferreira para reunir alguns conselhos importantes para esta época.

A 1.ª fase dos exames nacionais começou esta segunda-feira, dia 16 de junho, com cerca de 160 mil alunos do secundário e 100 mil do ensino básico inscritos para prestar milhares de provas em apenas duas semanas. Segundo dados do Ministério da Educação, até ao final do mês, 159.840 alunos do ensino secundário vão realizar quase 350 mil exames, sendo que a maioria dos estudantes tem como objetivo conseguir uma nota que lhe permita entrar no ensino superior.

Ainda que tenha sido na segunda-feira o arranque da 1ª fase, é esta terça-feira, dia 17 de junho, que todos os níveis de ensino terão exames: os estudantes estrangeiros do 9.º ano têm exame de “Português Língua Não Materna” (PLNM); os do 11.º terão exame a Latim e os finalistas vão mostrar o que sabem a “Português”; “Português Língua Segunda” ou a PLNM.

Também nas Universidades, ainda que num regime totalmente diferente do Ensino Básico e Secundário, aproxima-se a época de exames e/ou melhorias. Assim, estes conselhos podem ajudar qualquer aluno que se sinta particularmente stressado com a pressão dos exames.

Percorra a galeria de imagens acima e veja as 10 dicas fundamentais para não stressar nesta época, segundo Raquel Martins Ferreira.

Ansiedade nos exames? Clínica quer ajudar a superar a fobia social

1/5 das escolas ‘chumbou’ nos exames e há quem inflacione notas