Lena D’Água fala sobre vício da droga, violência e falta de dinheiro

Lena D’Água subiu pela primeira vez a um palco aos 18 anos, com a banda de rock Beatnicks. Na década de 1980, já a solo, transformou-se num símbolo sexual. Nos anos seguintes viria a enfrentar problemas com drogas, violência e falta de dinheiro. Falou de tudo isso na terça-feira, numa entrevista com a apresentadora Júlia Pinheiro para o seu programa Júlia, na SIC.

“Não queria estar presa a pessoas parvas ou brutas. Tive mais do que uma relação em que houve violência, mas só havia uma vez e ponto final. Nunca falei disto porque não foi uma coisa que me tenha atormentado. Mal acontecia eu punha ponto final”, explicou Lena D’Água.

A dependência de heroína veio mais tarde, já depois dos 30 anos. A cantora achou que já tinha experiência de vida suficiente para consumir sem ficar viciada. Hoje admite que foi o maior erro da sua vida.

“Isso foi uma experiência muito estúpida que resolvi fazer com um namorado. Achava que já podia experimentar à vontade porque tinha 33 anos e aquilo não me ia apanhar. Enganei-me, foi uma estupidez“, revelou a cantora de 62 anos.

Outro dos temas que a cantora de ‘Sempre que o amor me quiser’ quis introduzir na conversa foi a desigualdade de género na indústria musical (percorra a galeria de imagens no topo do texto para recordar a vida e carreira de Lena D’Água).

“Nunca vendi muitos discos. Enquanto o Rui Veloso fazia três platinas eu fazia um disco de prata. Já reparaste quantas mulheres da minha idade é que estão aí no ativo sem terem desistido ou sem estarem na sombra? Os homens continuam todos aí”, afirmou Lena D’Água.

Em 2007, já com dificuldades económicas, Lena D’Água vendeu a casa que tinha em Lisboa e foi viver para o campo. Dez anos depois, em novembro de 2017, recorreu às redes sociais para revelar os problemas financeiros.

“Não sou a única. Aquilo não foi bem um apelo, foi um grande desabafo. Quem é que vai vender o colchão? Como é que dormia depois? No chão? Aquilo foi uma forma de dizer que estou cansada“, acrescentou a cantora.

Agora, o ícone dos anos 1980 prepara-se para regressar à música. A 12 de abril vai lançar um novo álbum e espera conseguir recuperar a estabilidade financeira.

As mil e uma voltas da vida de Lena d’Água