Mulheres do rock português juntas em exposição grátis no Porto

Lena D'Água
[Fotografia: DR]

Lena D’Água, Ana Deus, Anabela Duarte, Manuela Azevedo e Xana. Estes são algumas das emblemáticas mulheres cantoras, intérpretes e artistas incontornáveis da história do rock português.

Elas e mais dez vozes do panorama nacional vão estar reunidas numa exposição de acesso gratuito e que está patente na Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto. Intitulada Mulheres que Fazem Barulho!, a mostra pretende evocar o Dia Internacional da Mulher, que se assinala a 8 de março, e é organizada pela Casa Comum e pelo Instituto de Sociologia da U.Porto.

As portas ao público vão abrir-se, segundo informa o mesmo site, a 9 de março e só se fecham no final de setembro. A exibição “será acompanhada por um programa de eventos paralelos, a anunciar brevemente”, informa a universidade.

Segundo informação veiculada pela organização em nota pública, a exposição quer homenagear “mulheres relevantes do rock português” desde o pós-25 de abril até à atualidade, fazendo-o com recurso a “discos, cassetes, roupas, adereços, rabiscos de letras, pautas, baquetas, instrumentos musicais, entre outros objetos marcantes nas respetivas carreiras”.