Morreu Odete Santos. Reveja imagens da advogada, atriz, deputada do PCP e “mulher de Abril”

PCP - XIX congresso
Odete Santos [Fotografia: Gustavo Bom / Global Imagens]

Antiga deputada do PCP durante quase três décadas, integrou também o Comité Central do partido entre 2000 e 2012. A também advogada e atriz Odete Santos, natural da Guarda, nascida a 26 de abril de 1941 e filha de professores do ensino primário, morreu aos 82 anos.

A notícia foi avançada em comunicado pelo PCP nesta quarta-feira, 27 de dezembro, que evoca a “mulher de abril” que lutou pela “defesa dos direitos dos trabalhadores e pelos direitos das mulheres”.

“Mulher de Abril, destacada deputada e dirigente comunista, Odete Santos foi uma figura marcante na construção do Portugal de Abril e na afirmação dos direitos que a Constituição da República Portuguesa consagra, em particular sobre os direitos dos trabalhadores, sobre a igualdade e a emancipação da mulher, uma presença constante na ação de solidariedade com os povos de todo o mundo, uma incansável participante na concretização do ideal e projeto do Partido Comunista Português”, conclui a nota do partido sobre Odete Santos.

A política e militante do PCP foi voz ativa na conquista de direitos para as mulheres como o combate ao aborto clandestino e pugnou pela despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez.

Deputada do PCP Odete Santos no debate parlamentar sobre o aborto
Deputada do PCP durante uma discussão da lei do aborto [Fotografia: Marcos Borga/Arquivo Global Imagens]

Odete Santos exerceu advocacia ao mesmo tempo que se dedicava às lutas políticas, tendo ingressado no PCP em 1974. Foi eleita ao Parlamento logo na II Legislatura, sendo deputada pelo círculo onde residia: Setúbal.

No seu percurso parlamentar passou por comissões como a de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, na Comissão de Saúde, na Subcomissão para a Igualdade de Oportunidades, na Subcomissão de Justiça e Assuntos Prisionais.

[Fotografia: Arquivo Global Imagens]
[Fotografia:Acácio Franco/ Arquivo Global Imagens]
 

Ao nível interno do PCP, Odete Santos passou pela Direção de Organização Regional de Setúbal, pelo Movimento Democrático de Mulheres e integrou a Comité Central do Partido.

Em janeiro de 2000, deputada Odete Santos com Ines Fontinha, diretora da Associacao “Ninho”, Centro de Apoio a Prostitutas [Fotografia: Acácio Franco/Arquivo Global Imagens]

Uma vida pública que esteve sempre muito ligada à cultura. Odete Santos foi também atriz e escritora. Em 2003, integrou o elenco da peça de teatro de revista Arre Potter Qu’é Demais!!, e também nesse ano lançou uma obra que seria adaptada aos palcos: Em Maio Há Cerejas.

Odete Santos na peça de teatro de revista Arre Potter Qu’é Demais!! [Fotografia: Gustavo Bom/Arquivo Global Imagens]
Odete Santos na peça de teatro de revista Arre Potter Qu’é Demais!! [Fotografia: Gustavo Bom/Arquivo Global Imagens]
Em novembro de 2003 na peça “Vá Para Fora ou Vai Dentro’, ” no teatro Maria Vitória, em Lisboa [Fotografia: José Carlos Pratas/Arquivo Global Imagens]

Em setembro de 1999, Odete Santos numa passagem pelas gravacoes do programa “Liçoes do Tonecas”, na RTP1 [Fotografia: Steven Governo/Arquivo Global Imagens]
 

Como autora, tinha ainda publicado em 2002 a coletânea de poesia A Argamassa dos Poemas.

A deputada do Partido Comunista Português, Odete Santos, posa com um livro de poesia no seu gabinete na Assembleia da Republica, a 21 de Fevereiro de 2003, em Lisboa [Fotografia: Steven Governo/ Arquivo Global Imagens]
Em 2015, no encerramento da Festa da Poesia – Apresentação do livro “Cem Poemas para Ver o Mar” na biblioteca municipal Florbela Espanca [Fotografia: João Manuel Ribeiro/Global Imagens]

[Em atualização]