Mulheres ganham vantagem nas corridas de curtas distâncias, diz ciência

Mulheres homens corrida desporto estudo atletas jogos olímpicos corpo mente delas
[Fotografia: Unsplash/Greg Rosenke]

As mulheres conseguem ganhar vantagem nas corridas mais curtas por terem as pernas mais pequenas e o corpo menos musculado. Neste tipo de provas de sprint, a magnitude das forças no solo tem a ver com o máximo de força que o atleta consegue aplicar em relação à massa corporal.

O estudo da Universidade Metodista Meridional, do Texas, nos Estados Unidos, vem comprovar que a fisionomia dos homens não se dá tão bem nas corridas de distância curtas

Até à data, vários especialistas comprovaram que os homens conseguem ser entre 10 a 12% mais rápidos nas corridas de grandes distâncias do que as mulheres. E tudo devido ao facto de terem mais músculo e pernas maiores.

Por isso, os atletas de menor dimensão conseguem ser mais rápidos. Os especialistas chegaram a esta conclusão depois de analisaram os Jogos Olímpicos e os Mundiais de Atletismo entre 2003 e 2018.

Desde a prova de 60 metros (8,6% de diferença) até à de 400 metros (11%) as mulheres foram tendo o melhor desempenho quanto menor fosse a pista, diminuindo a percentagem de diferença para os homens.

Os responsáveis pelo estudo publicado no Journal of Applied Psysiolgy apuraram ainda que o facto de as mulheres terem as pernas mais curtas faz com que deem mais passos no momento do arranque anulando assim a maior diferença para os homens.