Publicidade Continue a leitura a seguir

Natal em forma (e não é de pudim!)

Para manter a forma este Natal não é preciso fechar a boca. Veja nesta galeria as sugestões para gastar energia.
1. Faça das tripas coração e vá ao ginásio. Está bem, fazer compras e cozinhar leva o seu tempo, mas o dia tem 24 horas. Não fuja aos treinos!
2. Acordou cedo? Faça alguma atividade física. Junte a família e institua a regra da caminhada diária, ou do passeio de bicicleta antes ou após o almoço. Ajudará o seu metabolismo a continuar acelerado.
3. Transforme a casa no seu ginásio: pode fazer uma sequência de HIIT (treino de alta intensidade) em qualquer espaço durante 20 minutos. Basta ir alternando entre estes exercícios nos quais que se utiliza apenas o peso do corpo: dez agachamentos, dez burpees, outros tantos abdominais e flexões. E repetir e repetir.... Este tipo de treino apresenta um gasto calórico elevado, aumentando ainda a capacidade do seu corpo utilizar gordura como combustível energético para o resto do dia e noite. O melhor é fazê-lo logo pela manhã para que não surjam pretextos para adiar a prática até ao dia seguinte.
4. Compre (e use) bandas elásticas que fazem milagres pelos seus bícepes e trícepes.
5. Ajude nas tarefas caseiras. Atividades do dia a dia como limpar a casa ajudam a queimar mais calorias do que pensa. Sabia que 160 podem ir à vida só a lavar a louça?
6. Envolva a família: há tantos jogos divertidos! Se chover ou estiver frio não caminhe, jogue à macaca, ao toca e foge, às escondidas ou ao elástico. Quem ainda se lembra como é? Vale tudo menos ficar sentada.
7. Seja criativa: caso os miúdos não adiram aos passatempos que nos fizeram delirar e ser ativos, então opte pela consola Wii, cujos jogos incitam desde a prática do ténis à dança.
E há mais coisas que queimam as calorias ingeridas, sem pesos nem fitas métricas. ;)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Passou o ano inteiro no ginásio e não quer estragar os benefícios de onze meses de esforço em sete dias de sedentarismo e mesa farta? Então saiba como manter a linha na época das mil e uma tentações. A personal trainer Filipa Costa explica.

Ficar no sofá depois de uma refeição opípara é sempre tentador. Afinal todos merecemos momentos de descanso, certo? Claro. E ninguém espera que se perca peso nesta época ou se concorra aos olímpicos, até porque as tardes à lareira a rever os clássicos do cinema são tradições a manter. No entanto, se pretende preservar a forma pela qual lutou ao longo do ano, tem em casa, no ginásio, sozinha ou com a família muitas as formas de compensar os excessos e não perder o esforço de semanas intensas em que o seu corpo de sonho foi alcançado à custa de suor e lágrimas.

Filipa Costa, personal trainer e instrutora fitness do Holmes Place Aveiro, deixa algumas dicas para ajudar a superar a época. Mais: são fáceis e divertidas de seguir. Até porque o exercício não mexe apenas com o corpo físico, mas também com a componente psicológica, já que após o esforço torna-se mais difícil estragar o que tudo de bom até aí foi feito. E só de pensar que cada rabanada vale uma aula de zumba…

Sara Raquel Silva

Não estrague nas férias o corpinho de verão