Nova versão feminina de Monopólio está a causar controvérsia

ms-monopoly-trailer

Um dos jogos de tabuleiro mais populares de sempre acaba de anunciar o lançamento de uma nova versão feminina. Ms. Monopoly (em português seria Senhora Monopólio) é o nome do novo jogo da Harbos que assume a identidade da sobrinha de Monopólio com o objetivo de “celebrar as conquistas das mulheres”.

No entanto, algumas das regras estão a gerar controvérsia. Tal como deixa antever o slogan “O primeiro jogo em que as mulheres ganham mais do que os homens”, as mulheres têm mais vantagens na partida do que os homens. No Ms. Monopoly, a atual diferença salarial entre os dois géneros foi invertida, com a mulher a ganhar um salário mais alto do que o sexo oposto. Logo na partida, as jogadoras femininas ficarão com 1900 dólares, ou seja 1700 euros, enquanto os jogadores masculinos irão avançar para a primeira casa com pouco mais de 1350 euros.

Ao finalizarem a primeira ronda, as regras continuam a “penalizar” os homens. Estes recebe, 180 euros quando voltarem a passar pela casa da partida, enquanto as jogadoras femininas recebem 210.

Apesar da Harbos, empresa que detém o Monopólio, afirmar que quer apoiar o “empoderamento feminino” e sensibilizar as crianças para a diferença salarial de género, a controvérsia não tardou a instalar-se. O humorista e apresentador de televisão Jimmy Kimmel foi um dos que criticou severamente o jogo de tabuleiro, acusando o Monopólio de não saber a definição de feminismo e igualdade de género. Pela Internet já se encontram vários memes relativamente ao novo jogo.

Veja o vídeo do novo Ms. Monopoly abaixo.

 

 

Giorgio Marchetti: “Queremos ver mais mulheres treinadoras, árbitras e a liderar no futebol”