Publicidade Continue a leitura a seguir

9 coisas que deve fazer se está a pensar engravidar

Veja o que deve fazer para facilitar a fertilização natural dos seus óvulos
Se toma a pílula, o ideal é parar cerca de três meses antes de tentar engravidar para perceber como é o ciclo menstrual e, consequentemente, qual a altura mais fértil do mês.
Faça as análises prévias à gravidez para determinar o grupo sanguíneo e confirme se as vacinas estão em dia.
Faça também o rastreio do cancro do colo do útero, através da citologia, porque uma pequena lesão pode desenvolver-se rapidamente na gravidez por causa do aumento de produção hormonal.
Deixar de fumar. O consumo de tabaco está fortemente ligado não só à infertilidade e à probabilidade de gravidez ectópica (fora do útero), bem como a um conjunto de complicações que podem surgir durante a gravidez, como por exemplo o deslocamento da placenta e a morte fetal. Deixe de fumar e pense, não só em si, como na saúde e bem estar do seu bebé
Perca peso no caso de sofre de obesidade, pratique regularmente algum tipo de exercício físico e faça uma alimentação saudável.
Controlar doenças já existentes, como, por exemplo, hipertensão ou diabetes e, suspender medicação que seja prejudicial ao bebé. Com a ajuda do seu médico, é possível optar por soluções que não interfiram negativamente com a gravidez.
Inicie suplementação com ácido fólico. Este suplemento é importante em todos os estádios da vida mas, para quem está a pensar engravidar é benéfico na prevenção de defeitos de tubo neural (DTN). Caso não tenha problemas de tiróide e com a ajuda de um médico, pense em tomar iodo. Este mineral ajuda no desenvolvimento do cérebro do seu bebé, mantendo as células saudáveis e regulando o metabolismo. O ácido fólico é mais benéfico para o seu bebé no primeiro trimestre, mas não há qualquer perigo em continuar a tomá-lo durante toda a gravidez.
Tente reduzir o nível de stress e a ansiedade. Estes são inimigos da ovulação e da capacidade de engravidar com mais facilidade. Esforçar-se por ter uma vida tranquila é um dos passos para que tudo corra bem.
Tic-Tac. Não espere muito tempo. O pico da fertilidade é por volta dos vinte anos e começa a decrescer aos trinta, embora nas sociedades ocidentais haja cada vez mais estudos que evidenciam a possibilidade de ter um filhos saudáveis para lá 40. A partir daí é que, as probabilidades de engravidar vão diminuindo e aumentam as complicações.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Sofia Serrano é especialista em ginecologia e obstetrícia. O Livro da Mulher, que acaba de ser publicado, escreve especialmente a pensar no sexo feminino, e num dos capítulos alerta para cuidados a ter antes de tentar engravidar.

Quando se pensa em constituir família e avançar para uma gravidez há vários fatores que deve ter em atenção. Marcar uma consulta no médico, a fim de avaliar o estado de saúde, o estilo de vida e os fatores de risco, são aspetos importantes que deve ter em atenção para a gestação correr da melhor forma possível, tanto para a mãe como para o bebé.

Percorra a nossa galeria de imagens e fique a saber os nove passos essenciais para planear uma gravidez.