O destino de viagem escolhido? A comida!

Design sem nome
[Fotografia: Pexels/Adrienn]

Viajar e comer: duas atividades que quase todos gostam. E, grande parte das vezes, até são as favoritas. Porque não juntá-las? Ao invés de ir a Itália ver o Coliseu, vá comer uma pizza. Ou então, ao invés de ir ao México ver as ruínas incas, vá para comer tacos.

Esta situação é mais frequente do que se imagina. Milhares de viajantes escolhem o destino de viagem unicamente pela comida. Como uma espécie de turismo gastronómico. Estas informações chegam através de um estudo da OnePoll feito a cerca de dois mil adultos no Reino Unido. A pesquisa descobriu que a culinária é, muitas vezes, mais importante que a cultura, pontos turísticos ou praias quando se escolhe um destino de viagem.

Cerca de 42% das pessoas sentem-se nervosas em visitar um país onde não sabem o que está no menu e quase um quarto (23%) diz que, na sua lista de desejos, há mais alimentos a experimentar do que locais a viajar. Contudo, 49% da amostra gosta de comer em restaurantes locais independentes, enquanto 21% procuram comidas de rua. Muitas pessoas também gostam de experimentar o que, para a sua cultura gastronómica, é exótico. Por exemplo, 14% das pessoas experimentou pernas de rã e 4% comeu gafanhotos.

Na lista dos principais destinos gastronómicos encontram-se Itália, Espanha, França, Grécia e…. Portugal! A comida portuguesa acaba por ser bastante procurada por estrangeiros.

Enquanto viajam, a probabilidade maior é de as pessoas procurarem culinária local. Mais de dois terços atribuem isso a uma experiência de viagem mais autêntica. Para 26% das pessoas, essa é uma oportunidade de ajudar a economia local.

Outros locais que se encontram na lista depois de Portugal são Alemanha, Bélgica, Ilhas Canárias, Países Baixos e Suíça.