Publicidade Continue a leitura a seguir

O que comer para ser uma vegana saudável

Leguminosas: São essenciais para obter a quantidade de proteína necessária, o que pode ser uma tarefa difícil para um vegano. Lentilhas, feijão, ervilhas fornecem fibra, ferro, folato, zinco e antioxidantes, substâncias capazes de proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. [Fotografias: Shutterstock]
Frutos secos. Além de fornecerem alguma proteína, são fonte de ferro, potássio, vitamina E, zinco, selénio, gordura insaturada e magnésio, necessário para mais de 300 reações no corpo, como o metabolismo, síntese proteica, produção de energia e crescimento das células.
Sementes de cânhamo. Têm todos os aminoácidos essenciais, pelo que é uma proteína completa. Além disso, contêm ómega 3 e 6 ( estimulam o bom funcionamento cerebral), fibra e diversas vitaminas e minerais. São de fácil digestão, fortalecem o sistema imunitário e reduzem a inflamação.
Bebidas vegetais fortificadas: Os veganos tendem a ter um consumo de cálcio inferior ao das pessoas que ingerem produtos de origem animal, por isso as bebidas fortificadas podem ser vantajosas. Algumas também contêm adição de B12 e de vitamina D, que tem um papel mediador em processos inflamatórios, autoimunitários e controle doenças cardiovasculares, diabetes e cancro.
Spirulina. É uma alga de água-doce muito rica em proteína, minerais, B1, B6, E, K e vitamina A – reconhecida por avorecer a visão, além de beneficiar o metabolismo ósseo, a síntese da hemoglobina, passando pela atuação antioxidante que protege o corpo dos radicais livres.
Levedura de cerveja. É uma fonte de proteína e de vitamina B12, necessária à manutenção do sistema nervoso.
Alimentos fermentados. Fornecem probióticos, que contêm bactérias benéficas e vivem no intestino. Melhoram a saúde geral do organismo, facilitando a digestão, absorção de nutrientes e fortalecendo o sistema imunológico. Também são ricos em vitamina K, essencial para a estrutura óssea. Miso, kombucha, chucrute ou kimchi são alguns dos alimentos a incluir.
Amaranto. Destaca-se pela sua riqueza nutricional. É rico em proteína de alto valor biológico,cálcio, fibra, ferro, fósforo e magnésio.
Amaranto. Destaca-se pela sua riqueza nutricional. É rico em proteína de alto valor biológico,cálcio, fibra, ferro, fósforo e magnésio.
Vegetais de folha verde escura. São fonte de diversas vitaminas, minerais, fibra e antioxidantes. O que os torna mais interessantes é o facto de serem ricos em cálcio, um mineral que nem sempre é fácil de obter numa dieta vegana. Espinafres, couve ou agrião são boas opções.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Para ser vegana e manter a saúde é necessário planear as refeições e escolher os alimentos que substituam os nutrientes presentes nos alimentos de origem animal.

O número de vegetarianos em Portugal quadruplicou na última década segundo o Centro Vegetariano. São agora cerca de 120.000 os portugueses que seguem um regime alimentar vegetariano, metade dos quais são mesmo veganos. Estes últimos não consomem queijo, leite, mel, manteiga ou ovos. Os cerca de 60.000 veganos portugueses excluem dos seus hábitos de consumo tudo o que é de origem animal e são cada vez mais os que nem sequer incluem a lã, o couro ou a seda no seu guarda-roupa.

Ser vegano vai muito além da alimentação e é mais do que uma moda – trata-se de uma filosofia de vida. Parece só ter vantagens: diminui a poluição (a produção animal é altamente poluente), reduz a violência contra os animais e doenças associadas à ingestão exagerada de produtos de origem animal como o ácido úrico, colesterol ou obesidade.

Mas existem riscos. O principal? Carências de nutrientes como as vitaminas do complexo B, proteína e cálcio, vitamina D, ácidos gordos ómega 3 e ferro. Aliás, segundo um estudo publicado pelo americano Journal of Agricultural and Food Chemistry, os veganos têm um risco elevado de desenvolver coágulos de sangue ou endurecimento das artérias, condições que podem levar a ataques cardíacos e AVC. A pesquisa resultou da análise de dezenas de artigos publicados sobre a bioquímica do vegetarianismo nos últimos 30 anos Por esse motivo pedimos à nutricionista Bárbara Almeida de Araújo e autora do blog ‘Manias de uma dietista’ , que nos apontasse 10 alimentos obrigatoriamente presentes numa dieta vegana.

Siga a nossa galeria para conhecer o que não lhe pode faltar no prato no dia dia e ao mesmo tempo tempo abdicar dos produtos de origem animal.

Sara Raquel Silva