O que fazer em casa durante a quarentena

Rear view of a family watching TV on sofa at home.
[Fotografia: Istock]

Fora de portas, os espaços noturnos encerram, shoppings e restaurantes veem a sua lotação reduzida, os cinemas estão com restrições severas, os supermercados fazem entregas ao domicílio, alguns ginásios já avisaram que estão encerrados até novas orientações.

Portanto, o melhor programa para si e para a família parece mesmo o de ficar recolhido em casa para evitar o contágio por Coronavírus, e, quem sabe, aproveitar para se dedicar àquelas tarefas e bricolages que andava a adiar.

Mas pode também aproveitar o tempo para atividades mais calmas como por a leitura em dia ou mesmo atualizar-se com as séries e filmes que têm ficado para trás.

A partir de 17 de março, Meo, NOS e Vodafone anunciaram que vão oferecer internet e canais aos clientes por 30 dias. Segundo informação avançada em comunicado pelos operadores, na última quinta-feira, 12. “De forma a minimizar os impactos que o Covid-19 já está a ter na vida dos portugueses, os operadores Meo, NOS e Vodafone anunciam que vão oferecer 10GB de dados aos seus clientes de serviço telefónico móvel”, comunicaram as empresas. A oferta de “dados será válida pelo período de 30 dias a partir da data de subscrição”, esclarecem as empresas.

A Sport TV, a BTV e a Eleven Sports assumiram ainda, a par dos operadores, não cobrar a mensalidade a novos e atuais clientes. “Esta medida mantém-se durante o período excecional de suspensão da maioria das competições desportivas dos respetivos canais.”

Ler, voltar a estudar e a mergulhar nas matérias deixadas para trás, organizar os livros, música e papéis avulsos podem ser também algumas soluções para passar o fim de semana e os próximos dias de reclusão.

Jogos e aulas online para as crianças

Para lá de uma oferta das estações generalistas mais vocacionada para a informação pura e dura e para conteúdos infantis e juvenis, a Porto Editora e a Leya vão disponibilizar de forma gratuita o acesso a conteúdos educativos digitais para professores e alunos do 1º ao 12º anos, durante o período de suspensão das aulas por causa do novo coronavírus.

“Durante esta pausa letiva forçada, os conteúdos educativos digitais da Escola Virtual estão disponíveis gratuitamente para todos os alunos e professores, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade”, informa a Porto Editora, acrescentando que a plataforma pretende “criar turmas, organizar aulas, partilhar conteúdos existentes e personalizados, propor exercícios e monitorizar o trabalho dos alunos através da atribuição de tarefas”.

A LeYa, também em comunicado, anuncia a abertura gratuita do Banco Aula Digital a todos os professores e alunos que por força da suspensão das atividades letivas estarão em casa, permitindo o ensino à distância.”Independentemente de serem adotantes de manuais do Grupo LeYa, todos os professores têm acesso ao Banco de Recursos de todos os anos e disciplinas disponíveis na Aula Digital”, explica, lembrando que na plataforma é possível “atribuir tarefas, testes e quizzes ou enviar recursos aos alunos, para que estes possam dar continuidade, rever e/ou solidificar os seus conhecimentos”.

No que diz respeito a jogos lúdicos, empresas como a Science4you adiantou, em comunicado, que, de 13 a 31 de março, “oferece desconto de 20% na compra de brinquedos na sua loja online”, garantindo “entregas em casa”. Desde experiências de laboratório até a pequenos passos de ciência que miúdos e graúdos podem fazer, este período de reclusão pode também ser usado para recuperar os jogos que há muito estão arrumados no fundo do armário ou, quem sabe, ser usado para fazer petiscos doces e salgados em família.