A Siemens apresentou o seu protótipo de semáforo na feira Intertraffic, em Amesterdão, que começou no dia 5 de abril. Rotulado como o semáforo mais económico do mundo e de sempre.
Veja também o artigo As mulheres são melhores condutoras do que os homens
A nova tecnologia criada pela Siemens possibilita um aumento da segurança e uma redução de custos. A redução do gasto energético é de 85%, quando comparado com os semáforos tradicionais. O novo equipamento promete diminuir o consumo elétrico para um ou dois Watt’s. Enquanto as lâmpadas incandescentes do semáforos comuns consumem, por vezes, 60 Watt’s.
Esta evolução tecnológica provém da instalação da “tecnologia de um Watt” como é conhecida. O teste empírico realizado num cruzamento comum com 55 semáforos demonstrou que a emissão nociva de dióxido de carbono cairá seis mil quilos por ano. Estão a decorrer projetos-piloto com este semáforo em Bolzano (Itália) e em Bietigheim-Bissingen, próximo de Estugarda (Alemanha).
A tecnologia inovadora utiliza módulos de controlo de LED digitais. Eliminando a necessidade de resistências de carga e de elementos de comutação nas unidades de sinalização luminosa que até agora consumiam a maior parte da energia. Além da redução nos custos da energia elétrica, o “semáforo de um Watt” também reduz o custo de serviço. O estado dos LED é constantemente verificado através de monitores óticos. É expectável que futuramente seja possível prever o momento em que as unidades vão ter falhas, possibilitando uma manutenção preventiva das unidades.
A marca alemã é a primeira fabricante a monitorizar a tensão, a corrente e ainda a luminosidade das unidades com sinalização luminosa LED. Com esta inovação na monitorização a vários níveis, este semáforo amigo do planeta e dos orçamentos atinge o mais elevado nível de segurança no tráfego rodoviário.