Oito maneiras de economizar tempo enquanto cozinha

iStock-1152001679 (1)
[Fotografia: iStock]

Preparar refeições pode parecer uma tarefa aborrecida. Afinal, há que dispensar algum tempo para preparar a comida que vai levar para o trabalho no dia seguinte ou, simplesmente, para toda a semana. Mas saiba que há formas fáceis de economizar o tempo durante esta tarefa.

A nutricionista e especialista em culinária, Rebecca Clyde, diz ao The Huffington Post que a maioria das pessoas com quem conversa “não quer gastar o tempo de fim-de-semana a prepara refeições para toda a semana“, acrescentando que, ainda assim, as pessoas acham que “isso economiza tempo e energia durante a semana”.

Se é uma das pessoas que gosta de preparar as refeições atempadamente, mas que acha que perde muito tempo, estas técnicas vão ajudá-la.

Domine a arte de executar uma tarefa enquanto espera por outra

A nutricionista Amanda Izquierdo diz ao The Huffington Post que deve pensar na refeição que vai levar mais tempo a fazer e começar por aí.

“Isso pode ser algo como deixar de lado algo a marinar, deixar a água ferver ou preaquecer o forno”, explica

Os processos que pode iniciar e deixar oferecem a oportunidade de concluir outras tarefas enquanto espera, como fatiar legumes ou misturar molhos.

Rale ao invés de picar

Em vez de picar dentes de alho com uma faca, Amanda Izquierdo recomenda passá-los por um ralador. “Isso elimina a necessidade de uma faca e garante que os pedaços de alho tenham um tamanho uniforme, o que pode ser um desafio ao picar”, sublinha.

Basta deslizar o dente de alho para frente e para trás para raspar pequenos pedaços, procedendo com cuidado para não cortar os dedos. Também pode fazer isto com outros vegetais.

Mergulhe a aveia cortada em água durante a noite

Embeber aveia durante a noite em água pura reduz, para metade, o tempo necessário para cozinhá-la na manhã seguinte.

“Quando a aveia é embebida durante a noite, os amidos quebram, o que os torna muito mais rápidos para cozinhar”, disse Katrina TaTaé, criadora de receitas, ao The Huffington Post.

Aprenda a estabilizar vegetais

“Como a maioria dos vegetais é instável numa tábua, cortar uma pequena fatia da parte mais bulbosa do vegetal fornece uma base estável, economizando o tempo por não ter que perseguir um vegetal”, explica a professora de culinária, Cynthia Graubart.

Escolha um tema

A nutricionista Catherine Sebastian, recomenda escolher uma das principais proteínas -vegetais ou de carne – para se concentrar durante a semana, mas com variedade suficiente para que não sentir que está sempre a comer a mesma coisa.

Cozinhe o bacon no forno

“Pode cozinhar um pacote inteiro de bacon no forno e fica perfeitamente liso e crocante”, afirma a blogger de culinária, Denise Bustard.

Forre um tabuleiro com papel alumínio, dobrando as bordas para que a gordura não se esgote. Disponha um pacote de bacon numa única camada com a menor sobreposição possível.

Asse por 15 a 20 minutos, certificando-se de ficar de olho nos últimos minutos para evitar que cozinhe em demasia.

Cozinhe a abóbora antes de prepará-la

Cortar uma abóbora pode ser um processo desafiante e um pouco perigoso. Denise Bustard aconselha a que cozinhe a abóbora primeiro de forma que depois seja mais fácil cortá-la, já que está um pouco mais amolecida.

Limpe à medida que avança

Em vez de esperar até que termine de cozinhar para lavar todos os utensílios, lave alguns quando tiver algum tempo de inatividade, como quando está à espera que a massa cozinhe.