Publicidade Continue a leitura a seguir

Onze sintomas estranhos que podem denunciar uma gravidez

Percorra a galeria de imagens acima para ficar a par dos sintomas mais estranhos que podem indicar que vem um bebé a caminho. [Imagens: Shutterstock e iStock]
Perder o paladar ou ficar com ele um pouco distorcido. A isto chama-se disgeusia e deve-se aos elevados níveis de estrogénio e progesterona que tendem a alterar o gosto de algumas mulheres. Para melhorar a situação o melhor é beber líquidos frios e comer alimentos mais picantes.
Sofrer de azia mais vezes e facilmente passa a ser comum a partir do momento em que se engravida. A culpa é das hormonas que “mexem” com a válvula existente entre o estômago e o esófago, tornando-a mais relaxada. Desta forma, o ácido estomacal consegue subir facilmente até ao esófago, causando azia. Comer em frequentemente mas em menores quantidades, evitar bebidas com gás e alimentos condimentados são formas de prevenir esse mal-estar.
Aparecer um falso período. No início da gravidez pode acontecer sagrar levemente e isso não significa que não está grávida. Esse sangramento pode resultar do momento em que o óvulo fertilizado se liga ao revestimento uterino ou ainda ser causado por irritação cervical, gravidez ectópica ou ser ameaça de aborto espontâneo. Se esse sangramento for acompanhado de cólicas ou dores nas costas é obrigatório uma ida ao médico.
Quando grávidas, as mulheres tornam-se mais vulneráveis, ficando com a imunidade mais reduzida. Apanhar resfriados facilmente ou ter sintomas de gripes é bastante comum, sendo essencial marcar uma consulta no médico para que não se desenvolva algo mais sério que possa afetar inclusive a saúde do bebé.
Ter a temperatura corporal elevada durante bastante tempo. Normalmente, após o período de ovulação a temperatura do corpo da mulher tende a aumentar pela manhã. Um calor que permanece até a menstruação aparecer. Mas se essa temperatura se mantiver por mais de duas semanas, é provável que o teste de gravidez venha a dar positivo.
Sensação de inchaço e prisão de ventre também podem acontecer. Para resolver a situação nada melhor do que ingerir mais líquidos, fazer alguns exercícios regularmente e consumir alimentos ricos em fibras.
As mudanças de humor são constantes, pois tão depressa pode estar feliz como minutos depois passa a estar chorosa e extremamente emocional. E também a líbido sofre com estas mudanças hormonais, podendo o imenso desejo sexual que estava a sentir desaparecer em menos de nada e voltar quando menos esperar.
Tal como na menstruação também aqui os seios podem tornar-se mais sensíveis, chegando-se por vezes a ter uma sensação de formigueiro ou até mesmo uma dor incomodativa. A zona mamária tende a ficar mais macia e inchada devido às alterações hormonais, mas essas sensações tendem a desaparecer depois das hormonais estabilizarem.
Dores de cabeça, cólicas menstruais (mesmo sem o período) e cãibras são alguns sinais enviados pelas alterações hormonais que ocorrem no corpo quando este entra em processo de gestação.
Ter um corrimento vaginal mais pegajoso, num tom branco ou amarelo pálido, é normal durante toda a gravidez e pode surgir logo no primeiro trimestre. Esta alteração deve-se ao aumento de hormonas e de fluxo sanguíneo na zona vaginal, sendo uma forma que o organismo tem de prevenir infeções no colo do útero ou nas paredes vaginais que tendem a amolecer na gestação.
A frequência cardíaca tende a aumentar, sendo normal o coração bombear o sangue mais rápido e com mais força, daí que ter palpitações e arritmias durante a gravidez seja algo normal. Mulheres que sofram de problemas cardíacos devem então ter atenção redobrada no período de gestação.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Além de possíveis enjoos ou tonturas, existem outros sintomas que denunciam uma gravidez. E não estamos a falar do período que este mês não apareceu ou do cansaço que parece ser constante. Há diversos sinais que o corpo envia e que, por vezes, as mulheres nem dão por isso. Sinais estranhos que podem mesmo indicar que vem aí um bebé.

Desde transformações físicas a psicológicas, várias são as mudanças que o sexo feminino sofre assim que entra em processo de gestação e algumas delas bem estranhas – conheça-as na galeria de imagens acima. E se existem sintomas que ocorrem apenas nas primeiras semanas e depois desaparecem, outros há que acompanham (praticamente) toda a gravidez.

De quem é a culpa? Das hormonas, claro está. São elas as responsáveis por quase todas as transformações do início ao fim, daí que até estabilizarem, todo o organismo feminino ande numa roda-viva.

No entanto, é preciso ter atenção ao conjunto de sintomas e não fazer diagnósticos precoces. Existem sinais que podem ser indicadores de outros problemas de saúde ou simplesmente coincidência, sendo sempre necessário fazer um teste de gravidez e marcar uma consulta no médico para averiguar ao certo a situação.

Percorra a galeria de imagens acima para ficar a par dos sintomas mais estranhos que podem indicar que vem um bebé a caminho.

[Imagem de destaque: iStock]

Dez App’s para controlar a menstruação, a fertilidade e a gravidez

Já existe uma manta para fazer sexo durante o período e está esgotada