Publicidade Continue a leitura a seguir

Os aumentos de preços de 2017 que lhe vão doer na carteira

Gás: as atualizações das tarifas do gás natural não devem chegar antes de 01 de julho, altura que os preços são revistos para os consumidores que ainda se mantêm no mercado regulado. (Fotografia: Shuttertsock)
IMI: Em 2017, entra ainda em vigor o novo adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que vai incidir sobre a soma dos valores patrimoniais tributários (VPT) dos prédios urbanos situados em território português. Para os contribuintes singulares que detenham imóveis com um valor entre 600 mil euros e um milhão de euros passa a ser aplicada uma taxa de 0,7% e uma taxa de 1% ao VPT acima desse milhão. Este adicional ao IMI substitui o Imposto de Selo, que aplicava uma taxa de 1% a cada imóvel que valesse mais de um milhão de euros. De fora ficam os imóveis que sirvam para atividades económicas. (Fotografia: Carlos Caetano Shutterstock)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Se 2017 traz algum alívio para a despesa das famílias e alguma reposição de rendimentos, também é certo que com ele entram em vigor subidas de impostos e de preços de bens e serviços. Umas acontecem já este mês, outras ao longo do ano.


Leia também: 2017 traz novidades para o IRS das famílias


Da eletricidade aos automóveis, passando pelas tarifas das portagens e dos transportes públicos, ou pelas novas taxas nas bebidas açucaradas, veja na nossa fotogaleria o que vai aumentar e quanto vai passar a pagar.