Pós-festa! Como lavar, tratar e cuidar de peças com lantejoulas

pexels-caleb-oquendo-3038116
[Fotografia: Pexels/Caleb Oquando]

O uso de lantejoulas atingiu pico máximo em noite de fim de ano, tendo espalhado brilho um pouco por todas as peças de vestuário. Mas não as deve arrumar já até porque uma parte dos designers de moda portuguesa contaram com elas para projetar a próxima estação.

Portanto, agora é tempo de cuidar das peças para as poder voltar a usar – conjugando-as com peças mais sóbrias – e para que fiquem imaculadas e sem danos ou falhas na cola ou nas peças cosidas à mão.

Falamos, claro, de roupas que necessitam de um cuidado especial para que as possa usar mais vezes.

Saiba de antemão que não as pode lavar na máquina. Para a limpeza destas peças, o mais correto é deixá-las de molho. Coloca água numa bacia com o detergente regular, que costuma usar, e deixe de molho cerca de meia hora. Depois passe a peça apenas por água, para retirar o sabão.

Então, se não se pode usar máquina de lavar, a máquina de secar também está fora de questão? Sim! Para secar a roupa com lantejoulas não a torça e nem a estenda ao sol, porque pode danificar ou retirar o brilho das aplicações. O mais aconselhado é envolvê-la numa toalha para absorver o excesso de água e depois estendê-la num varal horizontal, sem pendurar, para secar à sombra.

Não pode usar a máquina de lavar nem de secar, mas pode usar o ferro de engomar. Para passar as peças com lantejoulas apenas precisa virá-las do avesso e usar o ferro em temperatura mais baixa, para não derreter as aplicações.

O armazenamento das roupas com lantejoulas também deve ser cuidado. Uma vez que não pode pendurar as peças quando estão a secar, também não deve guardá-las penduradas em cabide, pois pode deformar a peça. O mais recomendado é manter em sacos de tecido ou caixas, visto que diminui o risco de as lantejoulas caírem. Caso não tenha sacolas ou onde as guardar, deixe-as dobradas.

As roupas com lantejoulas são mais frágeis e podem rapidamente começar a perder as aplicações, por isso os cuidados são redobrados e demoram mais tempo do que os restantes tecidos. Contudo, se tomar todas as medidas necessárias, estas peças podem durar anos a fio, sempre a brilhar.