#Powerwoman: Pintora portuguesa recebe prémio em Espanha

A jovem pintora Carolina Piteira foi distinguida com o Woman Art Award 2018. Este prémio é atribuído pela Musa International Art Space, com o objetivo de homenagear a pintora renascentista Sofonisba Anguissola.

O prémio foi entregue à artista portuguesa no Woman’s Essence Show, promovido pela Woman’s Essence Project, uma organização criada com o intuito de apoiar e dar visibilidade às mulheres na arte contemporânea, refere a nota enviada à imprensa.

Em 2014, foi nomeada embaixadora do projeto ‘Portugal Sou Eu’, representando a marca ‘Portugal’ enquanto artista emergente no estrangeiro. (DR)

Carolina Piteira foi convidada a participar nesta mostra, que se realizou na Fundação PONS, em Madrid, entre os dias 13 e 15 de abril e que reuniu artistas de mais de 30 países. Para a exposição selecionou a obra ‘Where flowers bloom’, um trabalho criado a óleo e pastel de óleo com recurso a colagem e flores secas sobre papel, onde procura homenagear o amor de mãe. “Quando há amor e ternura tudo à volta floresce”, refere a artista acerca deste trabalho.

Participando com regularidade em exposições internacionais, a artista expôs recentemente o quadro ‘Praying at the Ganges River’, no Liquid Room – The Labyrinth, uma exposição internacional de arte, que decorreu até 30 de março no Palazzo Cà Zanardi, em Veneza, Itália.

Quer o trabalho de Veneza como o agora levado a Madrid são inspirados numa recente viagem de Carolina Piteira à Índia.

Ao longo dos últimos anos, a jovem pintora, que iniciou a sua licenciatura em Pintura na Universidade Superior de Belas Artes de Lisboa e a terminou na Universidade de East London, foi distinguida com vários prémios, incluindo o Degree Art Signature Art Award. Desde então, expôs em Londres, Paris, Roma, Atenas e Lisboa, tanto em mostras coletivas como individuais.

Em 2014, a artista foi nomeada, pelo ministro da Economia, embaixadora do projeto ‘Portugal Sou Eu’, representando a marca ‘Portugal’ enquanto artista emergente no estrangeiro. Um ano depois, foi convidada para fazer parte da coleção ‘Imago Mundi’, com obras encomendadas e coletadas por Luciano Benetton.

Com a sua última exposição individual intitulada ‘O Encontro’, com trabalhos em grande escala, angariou fundos para criar a Fundação Portugal Genial, dedicada a promover o desenvolvimento artístico de talentos nacionais que se evidenciam nas suas áreas de criação.

Atualmente, Carolina Piteira divide o seu tempo Londres e Lisboa.