Publicidade Continue a leitura a seguir

#PowerWomen: Conheça as 10 melhores advogadas portuguesas

Carmo Sousa Machado - Abreu Advogados: Presidente do Conselho de Administração da Abreu Advogados desde abril de 2017, e sócia da firma desde 1999, é especialista em Direito do Trabalho. É autora e co-autora de diversos artigos e estudos em publicações nacionais e internacionais.
Gabriela Rodrigues Martins -AAA Advogados: Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, e pós-graduada em direito comercial e direito tributária, pela PUC de São Paulo, Brasil é advogada inscrita na Ordem dos Advogados dos dois países. Integra o corpo de árbitros do Centro de Mediação e Arbitragem da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil. Foi sócia-fundadora da AAA – Advogados, em 2008, onde é coordenadora de equipas e advogada executiva na área corporate (direito societário e financeiro).
Graça Carvalho – CTT: Licenciada em Direito, pela Universidade Católica, está desde 2002 nos CTT - Correios de Portugal, e desde 2012, como responsável pela Direção Jurídica. Entre as suas funções, na empresa de distribuição do correio nacional, destacam-se o apoio aos órgãos de administração e fiscalização, como o Conselho de Administração e Comissão Executiva. É também responsável pela assessoria jurídica e pelo contencioso gerais do Grupo CTT.
Margarida Olazabal Cabral – Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva: Começou a colaborar com esta sociedade em1998 e é sócia desde 2010. Integra as equipas de administrativo e contratação pública e de urbanismo e ambiente. Nos últimos anos, grande parte da sua atividade desenvolveu-se na área dos contratos das parcerias público-privadas. Licenciada em Direito, pela Faculdade de Direito de Lisboa, atualmente leciona parcerias público-privadas e contratos sobre o domínio público no Mestrado da Universidade Católica Portuguesa.
Magda Cocco – VdA: Docente no Curso de Direito do Espaço organizado conjuntamente pela ELSA (“European Law Students’ Association”) da Universidade Católica Portuguesa, integra a sociedade de advogados VdA desde 1994, sendo sócia da área de TMT – Telecoms, Media & Tecnologias. É responsável pela área de privacidade, proteção de dados e cibersegurança e a sócia responsável pelo sector aeroespacial da VdA. É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Lisboa. É autora ou co-autora de diversos artigos publicados em edições da especialidade nacionais e internacionais.
María Castelos – CS Advogados: Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica e pós-graduada em Direito dos Valores Mobiliários, pela Universidade de Lisboa , é sócia da CS Advogados desde 2009. Exerce nas áreas bancária e financeira, comercial e societária , fusões e aquisições e mercados de capitais, entre outras.
Mariana Norton dos Reis – Cuatrecasas: Especialista em fusões e aquisições empresariais, é sócia da sociedade de advogados madrilena Cuatrecasas, à qual se juntou em 2004, depois de ter trabalhado na mesma área, em Lisboa. Com vasta experiência no setor das energias renováveis, presta consultoria jurídica e de investimentos para diversas empresas presentes na Europa, América Latina e Estados Unidos. É licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa e tem um mestrado pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque.
Paula Gomes Freire – VdA: Especialista nas áreas bancária e financeira e demercado de capitais, é sócia da VdA nestas especialidades do Direito e integra a empresa desde 1996. Autora ou co-autora de vários artigos em revistas da especialidade, é licenciada em Direito pela Universidade Lisboa e pós-graduada em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de Londres.
Serena Cabrita Neto – PLMJ: Exerce na área do Direito Fiscal e és especialista em Contencioso Tributário. Sócia da PLMJ desde 2012, integra associações fiscais portuguesas e a International Fiscal Association. Docente convidada da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, desde 2008, é licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa e tem uma pós-graduação em Fiscalidade, pelo Instituto Superior de Gestão.
Susana Pimenta de Sousa - Garrigues Portugal: Especialista nas áreas de societário e contratação Comercial, fusões e aquisições, é sócia da Garrigues Portugal desde 2009. Licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa. Foi responsável pela preparação e revisão do capítulo português de “Mergers and Acquisitions” e “M&A Tax Fundamentals” da Internacional Bureau of Fiscal Documentation, para os anos 2006, 2007, 2008 e 2009, entre outras publicações.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A revista especializada em Direito ‘Iberian Lawyer’ destingiu 10 advogadas portuguesas, entre 50 líderes da área da advocacia da Península Ibérica.

O top das 50 melhores advogadas ibéricas foi feito a partir de uma votação de mais de 500 colegas, de Espanha e Portugal, que votaram nas juristas que consideraram ser as que mais se destacaram nos seus setores de especialidade, que revelaram excelência técnica, capacidade de liderar, inspirar e de negócio.

Numa lista precedida pelo título, ‘Time to Evolve’ (‘Tempo de Evoluir’) são apresentadas a meia centena de mulheres que se destacaram nesta área e que serão distinguidas numa cerimónia a decorrer a 23 de janeiro, em Madrid.

Na ‘InspiraLAw Top 50 Women List’ estão representadas advogadas nacionais das mais diversas áreas do Direito, da fiscal e do trabalho, às fusões, aquisições e mercados de capitais, passando pelas tecnologia e proteção de dados. São sócias de grandes e reconhecidas sociedades de advogados nacionais e internacionais ou responsáveis jurídicas de empresas históricas portuguesas, como é o caso dos CTT.

Saiba quem são as 10 advogadas nacionais que a ‘Iberian Lawyer escolheu’ e conheça um pouco do seu percurso, na nossa fotogaleria (em cima).

Imagem de destaque: Shutterstock