Preparação da pele antes de se maquilhar: tudo o que precisa de saber

iStock-1126913925pele

Para algumas mulheres, a maquilhagem é algo que faz parte das suas rotinas diárias. Para outras, apenas em ocasiões especiais. Seja qual for o cenário, preparar e hidratar a pele é sempre algo fundamental.

Para quem gosta de se maquilhar, a preparação da pele é sempre o primeiro passo – e o mais fundamental. A maquilhagem é capaz de definir melhor os seus traços, realçar alguns do seus pontos fortes e ainda minimizar algumas imperfeições que queremos sempre disfarçar. Mas, antes disto tudo, é preciso que a sua pele esteja bem cuidada.

Veja, passo a passo, que rotina deverá implementar para tratar da saúde da sua pele e fazer com que a sua maquilhagem fique ainda melhor.

Preparação

Comece por limpar bem a pele com um sabonete neutro ou mesmo uma água micelar ou tónico. De seguida, aplique uma água termal para hidratar e proteger a pele. Antes de colocar a sua base, não se esqueça de colocar um primer para que a pele fique mais homogénea e que se fechem os poros.

Uniformização

Depois de hidratar e proteger a pele, pode passar para a maquilhagem propriamente dita. Aplique a base – da cor do seu rosto – e passe também um corretor nas olheiras e algumas manchas ou borbulhas que queira disfarçar. O importante é deixar a sua cara uniforme, pronta para ganhar brilho e cor.

Contorno

A técnica do contorno tem vindo a ganhar cada vez mais aderentes, tendo começado com a socialite Kim Kardashian. O objetivo é dar mais definição ao rosto. Há quem aposte num contorno mais forte e demarcado e há quem apenas passe um pó mais escuro em algumas zonas chaves do rosto – testa, bochechas, nariz, maxilar, área inferior dos lábios e ainda o pescoço.

Iluminação

O iluminador é aquele passo que, atualmente, quase ninguém deixa para trás. Existem iluminador em pó e gel – mais comuns – e em vários tons. Normalmente, coloca-se o produto para dar mais luz e reflexo ao seu rosto, repondo o brilho natural que foi camuflado com a base e o pó. O produto é colocado, por norma, no tronco do nariz, por cima das maçãs do rosto, queixo e área central da testa. Muitas pessoas também colocam no arco do cupido – parte superior do lábio – e ainda na curca da sobrancelha.

Pop de cor no rosto

Depois de ter a cara mais iluminada e definida, está na altura de colocar o blush nas maçãs do rosto. Sejam em tons terra, rosas ou pêssego, esta parte da rotina vai fazer com que ganhe cor e vida ao seu rosto, ficando com o rosto a parecer mais saudável – até porque a base acaba por retirar estes tons naturais.