Quer saber como se vestir bem? Siga estas dicas de estilo

iStock-491748702estilo

É daquelas mulheres que fica sentada na cama durante longos minutos a olhar para o armário e a pensar como conjugar o look do dia? Então estas dicas vão ajudá-la neste dilema.

Há peças extremamente fáceis de conjugar, como calças jeans ou camisas brancas, mas há outras que podem suscitar algumas dúvidas. Se gosta de arriscar um pouco mais na conjugação de texturas e padrões, saiba exatamente como o fazer sem recorrer a um péssimo erro de moda.

Recorde-se que uma das principais e primárias dicas é ter consciência do seu corpo e do que lhe assenta bem. Além do mais, é fundamental que se sinta sempre confortável com as suas escolhas. Valorize o que de melhor há em si e tire proveito das suas maiores qualidades.

Confira agora seis dicas básicas e fundamentais para que arrase sempre em qualquer look:

Entenda a ocasião

Em primeiro lugar, é necessário entender a ocasião, para que o seu coordenado vá ao encontro do momento. Seja um almoço com as amigas, uma reunião importante de trabalho ou um primeiro encontro, há que enquadrar a roupa escolhida ao evento a que vai. Mas não caia no erro de, por exemplo, para o trabalho, levar sempre as mesmas roupas. Misture umas calças mais elegantes com uma blusa mais descontraída, ou aposte numas calças de ganga simples com um blazer. Saiba adequar a roupa à ocasião mas não se esqueça de dar um twist ao look.

Defina o seu estilo

Não precisa de escolher um estilo específico para todos os momentos da sua vida. Até porque, por vezes, apetece-nos um estilo mais descontraído e, noutros momentos, um estilo mais elegante e arrumado. O importante é que defina um estilo para a ocasião a que vai. Se quiser um estilo mais romântico, aposte em rendas e tecidos delicados, se pretender um look mais à street style, saiba desconstruir as suas roupas e inovar nos conjuntos e, se por outro lado, preferir um outfit mais elegante, aposte em básicos clássicos que dão sempre certo. O importante é que o conjunto se una como um todo.

Aprenda a combinar cores e padrões

Esta é, claro está, uma dica fundamental. Ainda que nos dias de hoje se veja cada vez mais combinações improváveis, como o rosa e o vermelho ou o amarelo e o roxo, a verdade é que é fundamental saber como conjugar tudo muito bem. Arrisque na conjugação de cores, texturas e padrões, mas procure, por exemplo, no Pinterest como pode conjugar tudo da melhor maneira.

Tenha personalidade

Dê sempre o seu cunho pessoal em qualquer conjugação que faça. Até porque, na moda, ter personalidade é fundamental. Se o seu estilo é mais clássico, não gaste dinheiro em roupas que saiba que não têm que ver consigo – ou vice-versa. Defina a sua personalidade e aposte em looks que mantenham uma linha que a identifica. Mas, atenção: isto não quer dizer que não possa apostar em uma ou outra peça que fuja do seu espaço de conforto. O importante é que essa peça continue a fazer sentido para si e com a qual se sinta bem e segura.

Sinta-se bem

Sinta-se bem e confiante com qualquer look que escolha. Até porque a primeira regra para se sentir bonita é, precisamente, sentir-se bonita e confiante. Saiba distinguir entre o que está na moda e o que faz sentido para si. Muitas peças podem até estar na moda mas não se enquadrarem com o seu estilo ou corpo. Invista em conjuntos que a valorizem e que a façam sentir bem.

Quando for às compras, preste atenção

Seguir algumas regras básicas na hora de comprar roupa nova é fundamental. Primeiro, é importante perceber se a peça é ou não de qualidade. E quando falamos de qualidade não tem que ver com o valor, mas sim se está em condições e sem defeitos. Aposte sempre em algumas peças básicas, que saiba que ficam sempre bem com tudo, mesmo num dia em que tenha de sair de casa à pressa. Nunca compre por impulso. Aposte sempre em acessórios, como bijuteria e mesmo malas e sapatos, que saiba que vão dar um toque original ao seu coordenado.