Realizadora britânica denuncia recusa de Cannes em aceitar mães com filhos

Greta Bellamcina
Greta Bellamacina [Fotografia: Facebook]

Com um filme a ser apresentado em Cannes em torno das dificuldades de uma mãe solteira em equilibrar a sua vida com a de escritora, intitulado Hurt By Paradise, a realizadora britânica Greta Bellamacina, de 28 anos, acaba de acusar a organização do festival de estar a ser tratada de forma discriminatória. Tudo porque viu a sua entrada barrada no Marché do Film por estar acompanhada do seu filho Lucien, de quatro meses.

“Fui tratada de forma condescendente em algumas das cenas do filme, mas nunca de forma tão rude como no festival e por ser mãe”, referiu a realizadora, citada pelo jornal The Guardian. Segundo a própria realizadora, a sua entrada no recinto, na quarta-feira, 15 de maio, foi inicialmente recusada.

Só depois de “intenso debate”, nas palavras de Bellamacina, citada pelo diário inglês, é que lhe foi dito que poderia fazer a acreditação para o filho, mas que o carinho do bebé teria de ir para um local distinto. Ter-lhe-á sido dito, também, que precisaria de pagar um passe no valor de 300 euros, verba que se ofereceu para pagar, carecendo, depois, de 48 horas para a autorização. Um período no qual Bellamacina não poderia estar no local, tendo sido convidada a abandoná-lo enquanto não fosse dada a luz verde.

“Estou indignada com o absurdo desta atitude”, referiu em comunicado, acrescentando: “Como se as cineastas precisassem de mais obstáculos à igualdade neste setor.” Recorde-se que a escritora e poeta é também mãe de Lorca, de dois anos.

E se o jornal francês Le Figaro fala em excesso de zelo em matéria de segurança por parte da organização do festival, certo é que este episódio surge um mês depois de o certame ter vindo a terreiro anunciar um acesso facilitado para os profissionais que tivessem filho pequenos.

Aliás, ao abrigo do programa Parenting at Film Festivals [Parentalidade nos Festivais de Cinema, em tradução literal] foi criada a estrutura Le Ballon Rouge, Where Children Are The New VIPS [Balão Vermelho, Onde as Crianças São os Novos VIPs]. Uma iniciativa que oferece serviços profissionais de acompanhamento de bebés e crianças, filhos de profissionais do cinema que ali se deslocam a trabalho, prevendo ainda locais especificamente criados para amamentação e muda de fraldas.

Imagem de destaque: Facebook

Passadeira vermelha de Cannes feita de diversidade e rachas laterais

Cannes arranca com júri no feminino mas poucas mulheres em competição