Publicidade Continue a leitura a seguir

Transforme a sua despensa numa farmácia

Mel – adicione sal marinho e fica com um esfoliante digno de um spa. Antibateriano e bastante hidratante este alimento acaba com os lábios gretados, alivia inflamações e ainda traz humidade à pele, tornando-a mais macia.
Óleo de Coco – super hidratante, é perfeito para a pele seca. Previne fissuras, combate bactéricas, vírus e fungos, além de ajudar a tratar as pontas secas do cabelo. O ideal é utilizar o biológico, não refinado, líquido ou sólido, é como preferir. Só não deve é ser colocado sobre pele com acne, por ser demasiado gordo.
Chá preto (arrefecido) – ideal para acalmar queimaduras solares e picadas de insecto, ajuda ainda a promover a cicatrização de feridas e a tratar eczemas (inflamação da pele). Para aplicar é só ensopar um pouco de algodão ou uma toalha no chá, depois de arrefecido, e aplicar onde for necessário.
Cebola (em rodelas) – deve ser utilizada em caso de picadas de insecto, pois ajuda a aliviar a comichão. Os óleos essenciais deste alimento promovem ainda a cicatrização da pele e previnem infeções.
Aloé vera – esta planta é perfeita para acalmar a pele, ajudando contra queimaduras solares, feridas e escoriações. Deve cortar a folha e utilizar a polpa fresca que dela sai com uma consistência de geleia.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Perante uma queimadura ou uma pele mais seca, é às pomadas e aos cremes hidratantes que recorremos, mas existem soluções práticas, naturais e mais económicas que podem resolver a situação. Falamos de alimentos que, por vezes, podem ter efeitos tão relaxantes e curativos que muitos fórmulas farmacêuticas e cosméticos.

Cebola e mel, por exemplo, são dois dos alimentos que vivem constantemente nas nossas casas e que não servem só para preparar as refeições. As propriedades que possuem fazem deles produtos naturalmente benignos para a nossa beleza e podem ser excelentes aliados da nossa pele.

No livro “O Fascinante Mundo da Pele” a Dr. Yael Adler ajuda-nos a fugir de produtos cosméticos e farmacêuticos perante situações como picadas de insetos, pele ressequida e outras, dando-nos soluções naturais. Com estes ensinamentos já não tem de se dirigir à farmácia, pois a sua dispensa está recheada de mezinhas de beleza.

Muitos dos problemas de epiderme, segundo a Doutora Yael Adler, douturada em dermatologia, devem-se a um uso excessivo de produtos cosméticos e não o contrário. Esta dermatologista defende que existe uma obsessão com a beleza que nos faz procurar constantemente a pele perfeita. O problema é que nem sempre o fazemos da melhor maneira.

Yael Adler fala-nos de um “lavar até à exaustão” que surge da ambição que temos em possuir uma pele limpa e saudável, livre de possíveis infeções, oleosidade ou secura. Mas a verdade é que “espalhar creme no corpo não seria tão necessário se não estivéssemos sempre a remover a gordura da nossa pele de modo tão agressivo”, explica no seu livro. Para a dermatologista, o problema não são os banhos, já que considera a água o melhor cosmético para a pele, mas sim todos os géis e óleos que usamos e que acabam por quebrar a barreira protetora natural da epiderme.

Na nossa galeria irá encontrar algumas receitas caseiras que curam a sua pele, na galeria de imagens disponível acima, assim vai conseguir manter-se longe de químicos e conseguir evitar de forma mais eficaz o contacto com emulsionantes, conservantes e corantes.

Imagem de destaque: Shutterstock