“Reforço” do sistema imunitário e Covid-19. Onde acaba e começa a relação

Pretty young woman eating salad while sitting in the kitchen at home.

O reforço do sistema imunitário através da alimentação saudável e do exercício físico deve ser contemplado, mas correlacionar estes hábitos com um combate eficaz à Covid-19 será mesmo a opção mais informada no combate a um vírus desta natureza?

Numa pandemia que já tirou a vida a mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, as soluções mais caseiras ou os pequenos gestos do dia-a-dia não serão seguramente decisivos para impedir que a doença chegue e provoque danos. Por isso, e mantendo uma alimentação saudável e exercício físico, saiba onde começa ou não a importância de como lidar com a pandemia e de usar a informação da melhor forma sem margem para equívocos.

Jenna Macciochi é perentória: “Não há como ‘impulsionar’ cientificamente o sistema imunitário.” A imunologista da Universidade de Sussex sublinha à edição britânica do HuffPostque“o sistema imunológico não é um interruptor.”

Se, inicialmente, as defesas da primeira linha ajudam a lidar com infeções como a que se assiste ao COVID-19, dias depois o corpo começará a produzir anticorpos, dando uma resposta mais específica ao vírus que o atacou.

Porém, ele pode também comportar-se com uma reação excessiva, levando a uma resposta autoimune. Ora, explica a médica que “em muitos dos casos hospitalares, o que está em causa é que o sistema está a produzir uma resposta hiperativa”.

Para Macciochi, a importância reside não no “fortalecido” ou “débil”, mas num sistema “equilibrado” e que varia de pessoa para pessoa. E, nesse sentido, os hábitos saudáveis à mesa farão com que não haja escassez de nutrientes, o que favorece o bem-estar e saúde físicos. “Não se trata apenas de reforçar a vitamina C ou o zinco, mas todos os nutrientes essenciais e proteínas, contribuindo para a construção de todas as células e anticorpos do sistema imunológico”, diz Macciochi.

À margem da alimentação, dormir tem-se apresentado como uma ferramenta aliada do sistema imunitário em geral. Aliás, já em março, Joaquim Moita, presidente da Associação Portuguesa do Sono tinha dito isso mesmo ao Delas.pt.

Porém, uma vez mais, não se pode correlacionar estritamente com o combate à Covid-19. “Sabe-se que o stress atrapalha o sistema imunitário, uma sensação difícil de contornar ainda mais em pandemia, mas descansar o suficiente e dormir bem pode ajudar”, alerta Jenna Macciochi.