O célebre médico cardiologista Fernando de Pádua não tem dúvidas. Entre o sal e o açúcar, o especialista garante que “o maior problema no mundo é o sal”. “O açúcar tem calorias a mais, mas o sal cria uma hipertensão sossegada que vai crescendo sem se dar conta”, revela Pádua ao Delas.pt e à margem do lançamento da campanha Uma Tradição de Comida Saudável, promovida pela fundação a que preside.

fernando de pádua sal
Professor Fernando de Pádua [Fotografia: Sávio Fernandes/Global Imagens]

Esta iniciativa, que pretende angariar em regime de crowdfunding 37 mil euros (com IVA) e chegar aos mais novos (promovendo novos e melhores hábitos alimentares), passa por criar um movimento pela alimentação com saúde e que conta com a participação de atores como Isabel Medina, Marlene Barreto e, entre outros, Miguel Linares e com 12 chefes de reconhecidos restaurantes. Há já um vídeo da campanha, lançado na terça-feira, 4 de dezembro, e que pode ver acima.

A cada chef caberá a confeção e recriação de quatro pratos tradicionais portugueses cada um e em que a preocupação é encontrar substitutos para o sal e alternativas compostas por alimentos sustentáveis, saudáveis e da época. O açúcar também surge aqui como um alvo a abater. Cátia Goarmon, mais conhecida como a Tia Cátia, do canal 24 Kitchen, e uma das chefes que integra esta campanha de consciencialização, reconhece que “é mais difícil substitui o açúcar do que o sal na alimentação, até porque as alternativas naturais ao absoluto doce acabam por ser poucas e não pouco além da frutose”.

António Amorim, chef à frente do espaço Puro, fala antes em questões de “expectativas”, considerando que mexer no sal das refeições é mais fácil do que no açúcar das sobremesas. “As pessoas quando olham para os doces esperam sempre que o sejam, têm essa expectativa. Eu tenho alternativas saudáveis, mais quando as pessoas querem sobremesas acabam sempre por escolher as mais vistosas”, referiu na apresentação do evento.

Uma Tradição de Comida Saudável pretende mostrar ao longo de 12 meses como é possível juntar o que existe de mais característico na gastronomia nacional, mas na versão saudável. Bertílio Gomes, do restaurante Chapitô à Mesa, escolheu a região do Algarve. Cátia e António Amorim olharam antes para o Alentejo. Opções que incluem a participação de nomes como Alexandre Silva, do Loco, o Hernâni Hermida, José Júlio Vintém, dos Tomba Lobos e Picamiolos, Isabel Zibaia Rafael, do blog Cinco Quatros de Laranja, e, entre outros, Nuno Queiroz Ribeiro, chef promotor da dieta Mediterrânica da Direção Geral da Saúde – Organização Mundial da Saúde.

As primeiras imagens estão já a ser distribuídas na página de Facebook da campanha organizada pela Fundação Professor Fernando de Pádua, tendo já chegado ao YouTube e, uma vez encontrado o parceiro de media, chegar à televisão. “Para lá dos donativos que possam ser dados, apelamos a que vejam os vídeos e que os partilhem, só isso é uma enorme ajuda”, refere o diretor de comunicação da iniciativa, Tiago do Carmo Vaz.

Imagem de destaque: Shutterstock

Guerra ao açúcar em abril. Ao sal e gordura chega depois

Portuguesa desenvolve alternativa ao sal que é antitumoral