Guerra: Federação Felina exclui gatos russos de competições

gatos pexels-photo-271611
[Fotografia: Pexels]

A Federação Internacional Felina (FIFe) condena a guerra na Ucrânia e, à semelhança de outras entidades desportivas e culturais, aplicou já sanções à Rússia, que invadiu aquele território.

Por isso, no comunicado emitido, a organização exclui os gatos russos de todas as competições e estipula duas regras: “Nenhum gato criado na Rússia pode ser importado e registado em qualquer livro de pedigree da FIFe fora da Rússia” e “nenhum gato pertencente a residentes na Rússia pode ser inscrito em qualquer feira da FIFe fora da Rússia”, refere a nota, que assegura que as medidas serão aplicadas até 31 de maio.

A par das sanções à Federação Russa, a FIFe estabelece também medidas de apoio aos gatos ucranianos. A organização “irá dedicar uma parte de seu orçamento a apoiar criadores de gatos na Ucrânia e que estão a sofrer com a situação atual. Consultaremos a União Ucraniana de Felinologia (UFU), membro ucraniano da FIFe, bem como os nossos membros em países vizinhos da Ucrânia, sobre a melhor forma de fazer chegar o apoio”, refere o comunicado.

“Estamos extremamente felizes que muitos membros dos clubes da FIFe na fronteira com a Ucrânia, como Polónia, Roménia, Hungria, Eslováquia e Moldávia, estejam a ajudar os amigos criadores ucranianos”, refere fonte oficial da organização num comunicado que pode ler no original aqui.