Saúde mental dos adolescentes é tópico de discussão em 2020

pexels-giftpunditscom-1326947(2)(1)

Na passagem de ano de 2019 para 2020 não sabíamos o que este ano nos iria reservar – um verdadeiro desafio a todos os níveis. A saúde mental é, sem dúvida, um dos grandes tópicos de destaque deste ano, com várias queixas de crises de ansiedade e depressões.

Desde alimentos que a ajudam a controlar uma crise de ansiedade, passando por médicos que ajudam via Internet a lidar com momentos difíceis, 2020 trouxe toda uma nova realidade à sociedade. No que diz respeito a lidar com questões relacionadas com a pandemia e o Novo Coronavírus, também já existem alguns mecanismos capazes de a ajudar a acalmar e relaxar.

O mundo mudou completamente a uma velocidade que nós não estávamos habituados e preparados para lidar e, por isso, é normal que a nossa saúde mental tenha ficado mais debilitada. E não, não está sozinha!

“Estamos a ver muitas pessoas jovens a chegar aos nossos centros em crises ansiosas porque os eventos recentes estão a aumentar os problemas de saúde mental que estavam apenas sob a superfície”, relata à revista Girl’s Life Heather Monroe, da Newport Academy, um centro de saúde mental para adolescentes e famílias.

Para os jovens e adolescentes que já sofriam problemas de saúde mental, os acontecimentos de 2020 não foram especialmente fáceis, relata a especialista, frisando que o período de quarentena foi especialmente complicado. Muitas pessoas tentavam manter agendas ativas, para se distraírem dos seus problemas, e o isolamento e distanciamento social vieram quebrar este ritmo por completo.

Essa sensação de incerteza aumenta o stress que muitas meninas já tinham antes: “A pandemia aumentou os seus sentimentos de solidão”, especialmente porque não se sabe ao certo quando (ou se) a antiga normalidade irá voltar em breve.

Além do mais, a incerteza constante de não se saber quando tudo voltará ao normal, misturada com a montanha-russa de notícias e casos que vão aparecendo pelo país e mundo fora, faz com que seja complicado lidar com o desconhecido.

E sim – a pandemia está a afetar também adolescentes que nunca tinham experienciado problemas de saúde mental antes. Veja abaixo algumas dicas que podem ajudar a superar da melhor forma possível esta fase de incerteza:

Falar com outros

É importante não se fechar em si mesma. Procurar ajuda dos outros, amigos familiares ou profissionais, é muito importante. É importante que se saiba que não estamos sozinhos e que podemos pedir ajuda àqueles que nos são mais próximos. Existem vários grupos nas redes sociais que também facultam apoio – o importante é reconhecer que precisamos de falar e de nos sentir apoiados e compreendidos.

Colocar-nos em primeiro lugar

Nós estamos sempre em primeiro lugar. O nosso bem-estar deve ser sempre uma prioridade, não nos podendo esquecer que o importante é cuidarmos de nós mesmos. Saber lidar com os nossos sentimentos é fundamental, sendo importante arranjar formas e mecanismos de os controlar e rastrear: meditação é um bom exemplo, bem como criar um diário onde escreve o que está a sentir ao longo do dia. E quanto mais cedo nos habituarmos a controlar os nossos sentimentos, mais vamos aprendendo a geri-los ao longo dos anos e das adversidades.

Fazer algo criativo

Ser criativo não tem de estar relacionado com arte. De forma a aliviar o stress e a ansiedade, é importante arranjar atividades que nos mantenham ocupados e nos façam sentir bem e criativos, tirando energia acumulada do corpo. Caminhar, ouvir ou produzir música, reorganizar alguma parte da casa ou dos estudos… há várias hipóteses que nos vão ajudar a abstrair a mente.

Sair à rua

Sabemos que estamos em plena pandemia e devemos ter cuidado, mas passear, caminhar ou acampar são alguns exemplos de atividades ao ar livre que podem ser feitas de forma segura e que vão ajudar a que a nossa mente se distraída e apanhe ar fresco – que é fundamental para o nosso bem-estar.