Seca em níveis preocupantes. Nove gestos de poupança de água

pexels-burst-545014(1)

Portugal está em nível de seca preocupante e que tem levado especialistas a alertar para a falta de água e os efeitos disso mesmo.

E se não é possível controlar na pluviosidade, o controlo dos consumos no dia-a-dia é algo que depende de cada qual. Veja abaixo nove recomendações simples, mas vitais, para cortar no desperdício de água.

Beleza: Ter água a correr enquanto se realiza a higiene leva a um desperdiço de cerca de dez mil litros de água. Fechar a torneira sempre que se lavar os dentes, a cara ou que se vá tomar banho

Higiene: Troque o banho de imersão, que gasta perto de 200 litros, pelo duche, que fica pelos 100 litros.

Cozinha: Lavar a louça à mão gasta dez vezes mais água do que se utilizar a máquina. Colocar no programa de lavagem económica e certificar-se de que tem a máquina cheia é suficiente garantir uma lavagem de louça sustentável.

Tarefas domésticas: Se lavar roupa ou louça à mão, utilize um alguidar ou a bacia do lava-louça. Ponha a louça de molho antes da lavagem. Evite lavá-la em água corrente. A recomendação é do Ministério do Ambiente.

Comida: Quando lavar frutas ou legumes, aproveite a água das lavagens para regar as plantas, lavar o chão ou para sanitas.

Casa de banho: Ter o autoclismo desregulado pode levar a um gasto de 200 mil litros de água por ano, para evitar esta situação há que colocar no volume de descarga mínimo.

Carro: Usar uma mangueira pode chegar a um gasto de 18 litros por minuto. Verificar se o carro precisa mesmo de ser lavado ou fazê-lo com a ajuda de um balde é uma forma de diminuir o desperdício.

Jardim: Regar com mangueira leva a um gasto que pode ir até aos 18 litros por minuto, optar por um sistema de rega automático e com horas apropriadas é uma forma de controlar o gasto de água.

Plantas: Decore as suas varandas com plantas que necessitem de pouca água. Cubra a terra dos vasos com casca de pinheiro ou outro material adequado. Diminui o contacto direto da luz com o solo, conservando a humidade da terra. Opte pelo cultivo de plantas naturais da região, que estão mais adaptadas ao clima e requerem menos rega.