Separações das celebridades e a difícil custódia dos animais de estimação

cães
[Fotografia: Chris F/ Pexesl]

Os patudos há muito que deixaram de ser apenas animais de estimação e passaram a ser membros da família. A ligação entre humanos e cães desenvolveu-se de tal forma que em países como Espanha o bem-estar destes já é considerado em caso de divórcio dos donos.

A verdade é que os nossos companheiros de quatro patas são considerados sencientes, ou seja dotados de sensibilidade e que sofrem em caso de separação.

Mas o divórcio não só é dolorosa para animais, também os humanos que têm de se separar dos seus patudos acabam por sofrer o que leva a disputas e custódias partilhas.

Um bom exemplo é o caso de Sofia Ribeiro e Ruben Rua. Durante o breve casamento dos dois, o casal adquiriu um cãozinho, um Pug chamado Thai, que, após o divórcio ficou entre casas.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Sofia Ribeiro (@sofiarribeiro)

Sofia Ribeiro marcou presença no programa Em Família, na TVI, este sábado, 23 de abril, conduzido por Ruben Rua e Maria Cerqueira Gomes e o tema do cão foi abordado de forma leve.

Em tom de brincadeira, a atriz referiu-se ao “ex” como um “pai ausente” já que o cão passou grande parte do tempo com Sofia Ribeiro. A intérprete explicou ainda que o cão não pode estar constantemente a mudar de casa “por estar muito velhinho”.

Um caso menos pacífico é o de Vanessa Martins e Marco Costa. O casal anunciou o divórcio em 2020, contudo Sadik, o cão que ambos partilham, é alvo alguns atritos entre o ex-casal.

Marco Costa tem vindo a acusar Vanessa Martins de o privar de conviver com o cão, o que o fez sentir necessidade de arranjar um segundo canídeo, o Tortas.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por marcocosta22 (@marcocosta22)

Em janeiro, o pasteleiro assinalou o aniversário do “cãopanheiro” nas redes sociais e enfatizou as saudades que sente: “Parabéns Sadik cinco nos de vida!
Foste e sempre serás o primeiro ser que me ensinou o que é amor incondicional!
Foste quem me ensinou a cuidar e a ter responsabilidade, sem dúvida foste o meu primeiro Filho! As saudades são muitas mas a esperança é ainda maior!
Amo-te meu pequeno de quatro patas! Eu te prometo que nunca serás só um cão”, escreveu.

Mais tarde, Vanessa Martins, que também assinalou o aniversário de Sadik no Instagram foi alvo de críticas, às quais respondeu com um vídeo no InstaStories, ferramenta do Instagram: “Todas as pessoas que estão neste momento a entrar no meu Instagram para comentar a publicação do aniversário do meu cão para me ofender, perturbar, sem qualquer tipo de fundamento, somente com uma base informativa falsa, eu vou bloquear”, disse.

Mas não só em Portugal os animais de estimação são disputados e partilhados após uma separação.

Também a contora e compositora Luísa Sonza e o comediante e cantor Whindersson Nunes ficaram a dividir a custódia de três patudos depois da sua separação.

A confirmação da divisão da guarda foi dada pela cantora através de um jogo de perguntas e respostas no Instagram.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por LUÍSA SONZA (@luisasonza)

Outro exemplo ainda por terras de Vera Cruz é o caso da cantora Manu Gavassi e do ator Chay Suede que depois da separação passaram a dividir a custódia dos três cães.