Publicidade Continue a leitura a seguir

Sete dicas para viajar low-cost e aproveitar ao máximo

Percorra a galeria de imagens e fique a conhecer as sete dicas fundamentais para que consiga fazer a sua viagem de sonho a um preço acessível à sua carteira.
Voos: o voo é sempre algo que acresce bastante valor à viagem, por isso tome nota destas dicas - marque o voo com, no mínimo, 5 meses de antecedência; viaje na época baixa e voe durante a semana, especialmente de terça a quinta-feira.
Vistos - alguns países exigem vistos de entrada. Por norma este critério não é gratuito e encarece a viagem. Vá ao Portal das Comunidades Portugueses ver o valor e acrescente este valor fixo ao total da viagem.
Transportes - privilegie os transportes locais e permaneça pelo menos dois a três dias em cidades.
Alimentação - em primeiro lugar, é importante incluir pelo menos o pequeno-almoço no alojamento. Já o almoço, pode ser feito em estabelecimentos locais, como esplanadas ou comida de rua. O jantar poderá ser em restaurantes locais.
Alojamento - opte por locais com quarto duplo, onde o preço pode ser dividido por (pelo menos) duas pessoas. Se viajar sozinho, opte por um regime de dormitório. Sempre que possível, pode também optar por alojamentos como acampamento ou hostel.
Visitas a monumentos - há cidades que implicam, quase obrigatoriamente, a visita a monumentos. Muitos deles têm entrada grátis, mas outros não. Neste critério, tem sempre que ponderar o que lhe compensa visitar e coloque sempre no seu orçamento um 'x' dedicado a este tópico, para que não existam despesas surpresa.
Atividades - as atividades podem enriquecer muito as viagens, mas também encarecem os orçamentos. Faça uma lista com esta possibilidade e com o orçamento de despesas extra.

Publicidade Continue a leitura a seguir

«Todos os destinos podem ser à medida da sua carteira». Esta é a máxima defendida por Carla Mota e Rui Pinto, autores do premiado blogue Viajar entre viagens. Agora, mais do que uma plataforma digital, os dois lançaram um livro que promete ajudar toda a gente a ter as suas férias de sonho, mas a um preço low-cost.

O livro de que lhe falamos chama-se “Próximo Destino: viagens de sonho à medida da sua carteira” e nele pode encontrar dicas mais gerais e indicações específicas sobre certos destinos: praia, escapadinhas culturais, grandes viagens e percursos na natureza. Dentro destes quatro tipos de viagens, pode encontrar mais de 30 sugestões, tais como Istambul, Japão, Itália ou Tailândia.

Em pouco menos de 200 páginas, a dupla consegue dar dicas de alojamento, refeições, deslocações e atividades obrigatórias de cada destino. No total, são mais de 30 viagens inesquecíveis: 10 grandes viagens, seis percursos na natureza, sete escapadinhas culturais e sete destinos de praia. A dupla mostra-nos então que não é difícil viajar e que esta atividade pode ser bem mais económica do que pode parecer. O livro pode ser seu pelo valor de 15,50€, tendo sido editado pela Porto Editora.

O que ter em conta quando vai viajar?

Viajar pode, de facto, ser uma das experiências mais reconfortantes, para além de ser uma excelente forma de aprendizagem informal, defende a dupla na introdução do seu livro. Seja sozinha ou acompanhada, “viajar para locais distantes, longe da zona de conforto, permite o contacto com outras culturas e religiões, ampliando os horizontes, e possibilitando um conjunto de novas e incríveis experiências”.

Mas, afinal, o que devemos fazer para conseguir uma viagem incrível, a preço acessível consoante a nossa carteira? Bem, em primeiro lugar, é necessário preparar bem a viagem, seguir algumas regras simples e fazer (alguns) sacrifícios.

A dupla faz orçamentos específicos para cada destino, tendo em conta sete dicas específicas: o voo, o alojamento, a alimentação, os transportes, os vistos, as atividades e as visitas aos monumentos. O importante é estabelecer um orçamento acessível para si e colocar tudo o que é necessário dentro dele.

Qual é a sua viagem de sonho? Percorra a galeria de imagens acima e fique a conhecer as principais dicas para conseguir fazer uma viagem inesquecível sem ter que ficar na penúria a seguir. As dicas que lhe damos são gerais e dizem respeito aos tópicos que deve contemplar no seu orçamento de viagem, mas no livro consegue ter acesso a um orçamento fixo consoante cada destino.

Os destinos de viagem mais procurados pelos portugueses para os próximos meses

Escapadinhas: como ter um necessaire pequeno e com tudo o que precisa