Sinais de que pode estar a ser abusada emocionalmente

abuso
[Fotografia: RODNAE Productions/ Pexesl]

Apesar de não ser tão visível como o abuso físico, a agressão psicológica é tão ou mais grave que a física e pode deixar mazelas para toda a vida.

E precisamente por não ser algo visível a olho nu, este tipo de abuso pode ser mais difícil de perceber e uma pessoa pode viver anos numa relação tóxica sem perceber. Aliás, um abusador tem tendência a ter atitudes de bondade após um abuso, algo que deixa a vítima confusa e insegura em relação ao que realmente se passa.

A verdade é que este é um tipo de agressão que engloba o abuso verbal, o controlo, a culpa e a vergonha.

Desta forma, deixamos aqui alguns sinais e comportamentos que podem indicar que está a viver uma relação tóxica e a sofrer abusos emocionais.

Se o seu parceiro ou parceira está constantemente a desvalorizar o que faz, tanto em privado como em público, cuidado, pois pode ser uma tentativa de a envergonhar e estar a projetar a sua baixa autoestima em si.

Culpabilizar o outro por tudo, mesmo pelos seus comportamentos agressivos, é outro comportamento que deve ter em conta.

As ameaças constantes de que a vai prejudicar a si ou à sua família é um motivo de alerta.

Os insultos e nomes depreciativos também não é bom sinal bem como culpabilizá-la ou fazê-la sentir-se mal por não querer ter intimidade naquele momento.

Também o sentir que está sempre errada é algo perigoso e um truque usado pelo abusador.

Isolar a vítima da família e amigos é também uma técnica usada para melhor controlar a outra pessoa.

Uma tonelada de mensagens de texto e telefonemas quando saí com amigas ou amigos deve ser um comportamento a ter em conta.

Um truque usado pelos abusadores é a ameaça de suicídio em caso de rutura da relação.