Sindicato dos Jogadores apoia candidatura de Hope Solo

hope solo

Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) de Portugal deu esta quinta-feira, 4 de janeiro, o seu apoio à candidatura da ex-futebolista americana Hope Solo à presidência da Federação de Futebol dos Estados Unidos da América.

O organismo que representa os futebolistas nacionais justifica a decisão por se identificar com as bandeiras eleitorais por defendidas pela antiga guarda-redes da seleção americana.

“Pelo que representa para o seu país e para o futebol mundial, a Hope Solo merece o nosso apoio. Durante a sua carreira como jogadora, defendeu reformas na organização do futebol e maior investimento no futebol feminino em todo o mundo. Procurou ser uma voz de mudança e nunca se conformou. O Sindicato não poderia deixar de estar ao lado desta candidatura”, escreveu no site do Sindicato, o presidente Joaquim Evangelista.

Hope Solo com os membros do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol [Fotografia: DR]
embaixadora e delegada do Sindicato dos Jogadores para o futebol feminino, Carla Couto sublinhou a candidatura da ex-colega de profissão como “um exemplo e uma inspiração“.

“As reformas de que o futebol precisa só podem ser alcançadas com pluralidade de ideias e a participação ativa das mulheres. O caminho será difícil, como é sempre para as mulheres que fazem carreira ligada ao futebol, mas acredito que a coragem e a determinação da Hope a conduzirão ao sucesso”, declarou.

A luta pela igualdade de género, integridade e honestidade no futebol são as bandeiras da campanha de Hope Solo, que lidera uma das oito candidaturas à presidência da federação daquele país.

“As reformas de que o futebol precisa só podem ser alcançadas com pluralidade de ideias e a participação ativa das mulheres”, diz Carla Couto.

Hope Solo, de 36 anos, representou a seleção norte-americana em 202 jogos e integrou as equipas que conquistaram os títulos olímpicos em Pequim 2008 e Londres 2012, bem como do Mundial 2015. Em novembro de 2017 esteve em Portugal, para participar na Web Summit, e esteve na sede do Sindicato dos Jogadores, em Lisboa.

As eleições para a presidência da Federação de Futebol dos Estados Unidos da América realizam-se a 12 de fevereiro deste ano.

 

Hope Solo quer liderar a federação de futebol dos Estados Unidos

AT com Lusa