Três avisos a acatar com a chegada das primeiras chuvas, segundo as autoridades

pexels-antonio-dillard-4555682
[Fotografia: Pexels/Antonio Dilard]

Setembro chega com chuva e com alertas para distritos como o Porto, Viana do Castelo e Braga, que vão estar esta segunda-feira, 4 de setembro, e na terça-feira, 5, sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoadas e granizo, segundo IPMA.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA),o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê pelo menos até terça-feira ocorrência de precipitação, por vezes forte, acompanhada de granizo e trovoada.

A previsão do IPMA levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a apelar à população para que tome medidas preventivas.

Recomendações da proteção civil

De acordo com a ANEPC, os episódios típicos das estações de transição, com as primeiras chuvas, são propícios à “ocorrência de inundações urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento”.

A proteção civil alertou igualmente para a possibilidade de “ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras“, além de deslizamentos e derrocadas “motivados pela infiltração da água, fenómeno que pode ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo”.

A ANEPC apelou ainda a que se tenha especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, com atenção para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.

LUSA