Truques para maquilhar os olhos sem parecer mais velha

maquilhagem
[Fotografia: iStock]

As questões sobre como utilizar maquilhagem surgem muito cedo, normalmente na fase da adolescência. Mas, à medida que se envelhece, essas perguntas não desaparecem. Muito pelo contrário, intensificam-se. Uma vez que a pele vai mudando ao longo dos anos, também a rotina de maquilhagem deve ser adequada.

A maquilhagem pode fazer com que nos sintamos ainda mais bonitas e com um aspeto mais cuidado e saudável ou, quando utilizada de forma inadequada ou excessiva, provocar o efeito oposto e fazer-nos parecer mais velhas.

A partir dos 35 anos – a idade que os especialistas determinaram que a pele madura aparece -, existe uma perda de colagénio o que leva ao aparecimento de flacidez, e é na zona à volta dos olhos que as primeiras rugas se instalam para ficar, devendo, por isso, adaptar a rotina de pele.

Assim, se está à procura de novas técnicas para disfarçar as rugas que teimam em aparecer ou as manchas de envelhecimento que começam a dar nas vistas na zona ocular, então siga as dicas que reunimos.

Preparar a pele

A preparação da pele é a base da maquilhagem. Por isso, antes de se preocupar com a cobertura com o corretor de olheiras, que é importante para concentrar esforços em uma boa rotina de cuidados de olhos.

Lave bem todo o rosto, aplique uma essência para revitalizar a área, um sérum hidratante com massagens circulares suaves e um creme de contorno dos olhos com ingredientes revitalizantes, como o chá verde. Pode-se, inclusive, usar um rolo facial, massajando para cima e para fora para drenar a área.

Use fórmulas hidratantes

Já na parte da maquilhagem, é importante o uso de fórmulas hidratantes e leves. Comece com um primer para melhorar a textura e aplique um corretor que não marque as rugas dos olhos. Esbata com uma esponja para um resultado natural, pois

O pincel pode acentuar as rugas, por isso, o ideal é esbater com uma esponja ou com o dedo anelar – que tem menos resistência e não agride as fibras da pele -, para um resultado natural.

Escolha os tons corretos

A recomendação é usar sombras mate ou, ocasionalmente, acetinadas apenas para a pálpebra móvel. Esqueça o metálico, o shimmer e o glitter. Opte por tons neutros e suaves como o castanho claro, castanho, cor de rosa ou bege.

Técnicas

O corte da órbita e os olhos esfumados nos cantos externos são as técnicas que mais realçam os olhos nas peles maduras.

A primeira opção adequa-se a quem tem as pálpebras caídas devido à idade, pois consiste em traçar uma linha falsa com uma sombra escura acima do vinco do olho para obter um efeito de olhar mais aberto.

Já a segunda é perfeita para quem procura dar a ilusão de olhos grandes, pois se trata de desfocar um tom bronze no triângulo externo e colocar uma cor clara no centro da pálpebra.

Preocupe-se com as sobrancelhas e as pestanas

Com o passar dos anos, os pelos das sobrancelhas e sobrancelhas perdem força e espessura.

Para as sobrancelhas, preencha com um gel e pinte o pelo. Quanto às pestanas, use uma ou duas camadas de máscara de pestanas para alongar e intensificar.

Por fim, limpe qualquer excesso de produto que tenha caído no rosto com água micelar e termine a maquilhagem do rosto.