Publicidade Continue a leitura a seguir

Tudo o que tem de saber sobre o botox

O botox não serve para preencher rugas, o que este tratamento estético faz é relaxar os músculos evitando que estes se contraiam e por isso evitando o aparecimento das rugas.
O botox é o nome mais comum para se designar a toxina butolínica, que é o elemento principal deste tratamento.
A toxina butolínica é um dos venenos mais potentes do mundo. Apenas um grama desta toxina pode matar mais de um milhão de pessoas. Cada ampola de Botox tem uma quantidade extremamente reduzida deste elemento, por isso seria preciso aplicar entre 50 e 70 ampolas de produto ao mesmo tempo para matar alguém.
Esta tóxina é usada desde 1978 no tratamento de estrabismo, espasmos hemifaciais, torcicolos e espasticidade em crianças.
A eficácia do botox na redução de rugas foi descoberta na década de 1980, quando oftalmologistas perceberam que depois de tratarem um espasmo ocular com botox a zona tinha ficado sem rugas.
Durante o período em que o botox tem efeito os nossos músculos faciais não são estimulados, por isso acabamos por 'destreinar' as expressões que nos marcam o rosto com rugas. Tal como todos os outros músculos do corpo perdem volume se não forem treinados, também os músculos mímicos se comportam deste modo. Assim, mesmo quando o efeito do botox acaba, a diminuição de rugas mantêm-se durante mais algum tempo.
Devido a esta capacidade que o botox tem de atenuar a capacidade de contração dos músculos, é cada vez mais recomendado por especialistas para ser usado para prevenir as rugas e não apenas para as combater.
A aplicação de botox na zona da testa, para atenuar a expressão zangada, é aconselhada por psiquiátras em tratamentos de depressão. O objetivo é enganar o cérebro, enviando-lhe uma mensagem de felicidade e obrigando-o a produzir maior quantidade de serotonina, o mesmo acontece quando sorrimos por exemplo.
O efeito do botox só se nota passados alguns dias da aplicação e tem uma duração de cerca de 5 meses.
A aplicação de botox deve ser feita em pequenas quantidades e de forma controlada. É um procedimento que acarreta riscos sobretudo nas zonas sensíveis como a zona ocular e boca. A aplicação excessiva de produto pode levar a uma elevada paralisia dos músculos, impedidindo os olhos de abrir e dificultando os movimentos da boca. A boa notícia é que o efeito não é permanente, já que o efeito do botox é sempre reversível.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Sabia que o botox é feito a partir de um dos venenos mais poderosos do mundo? Na galeria irá encontrar esta e outras curiosidades, sobre um dos tratamentos estéticos mais populares do mundo.

A toxina botulínica é o elemento chave do botox, a sua função é impedir a transmissão de um neurotransmissor (acetilcolina), da terminação nervosa para o músculo. Ao bloquear este neurotransmissor, o músculo fica completamente relaxado e a sua contração passa a ser muito menor. Assim as rugas de expressão, formadas e acentuadas com a contração constante dos músculos, acabam atenuadas.

O uso do botox para fins estéticos só existe desde os anos 80, anteriormente era apenas utilizado com fiz terapêuticos relacionados com espasmos musculares. Hoje em dia o botox é muito utilizado com fins estéticos, mas continua a ser aplicado noutros ramos da medicina, como por exemplo na urologia para tratar a bexiga hiperativa, na ortopedia para o tratamento do cotovelo de tenista, mas também em muitos casos de paralisia muscular.

Este procedimento estético é totalmente reversível e apesar de ter riscos bastante reduzidos, deve ser feito apenas com médicos que tenham formação para o administrar, o excesso de produto pode provocar paralisias musculares graves, ainda que temporárias.

O erro que não pode cometer quando aplica pó bronzeador