Vacina para a infeção urinária? Pode ser uma realidade no futuro

vscins
[Fotografia: Polina Tankilevitch/ Pexels]

A infeção urinária é um problema que afeta muitas pessoas, porém, uma nova descoberta de investigadores da Duke University, na Carolina do Norte, Estados Unidos da América, pode revolucionar a situação.

Um estudo levado a cabo nesse instituto testou uma vacina sublingual em ratos e os resultados são promissores.

De notar que em 90% dos casos de infeção urinária a causa prende-se com uma bactéria que está naturalmente presente em nós, a Escherichia coli.

Apesar de existirem medicamentos para aliviar os sintomas e eliminar a infeção algumas pessoas acabam por desenvolver resistência aos antibióticos. De forma a tentar combater esse problema os estudiosos da Duke University desenvolveram uma vacina que pretende ser crucial na batalha contra a infeção.

O trabalho destes cientistas foi ainda publicado na revista Science Advances e no qual os responsáveis explicaram que conseguiram imunizar um grupo de ratos contra este tipo de infeção a longo prazo graças a um comprimido sublingual.

A toma deste comprimido deve servir para que o corpo aprenda a defender-se contra o patógeno produzindo anticorpos anti Escherichia coli, que se espalham no sangue e no trato urinário.