Hoje é dia de comer muita massa

Adora massa? Esta terça-feira tem uma desculpa para tê-la no prato. Comemora-se o Dia Mundial das Massas. Muitas das pessoas que querem perder peso cortam este alimento da dieta, mas não têm de o fazer. Além de serem de fácil digestibilidade e absorção, as massas são ricas em vitaminas do complexo B, que contribuem para o equilíbrio digestivo e do tecido nervoso e ricas em minerais, importantes para o bom funcionamento do organismo.

“A massa, devido às suas características nutricionais e pela sua presença num padrão alimentar mediterrânico, pode oferecer ainda outras vantagens em prol da nossa saúde, tais como a diminuição do risco ou melhoria de determinados cancros, como é o caso do cancro do cólon e do reto”, explica ao Delas.pt Helena Real, nutricionista e secretária-geral da Associação Portuguesa dos Nutricionistas.


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O facto de estar presente na roda dos alimentos, no grupo dos tubérculos, cereais e derivados, faz com que a quantidade de massa recomendada por dia varie entre as 4 e 11 porções diárias, “sendo que uma porção é equivalente a 2 colheres de sopa de massa crua (35g) ou 4 colheres de sopa de massa cozinhada (110g)”.

A dieta das massas, em que se come apenas massa ao almoço durante tempo indeterminado com o objetivo de emagrecer, não é recomendada pela especialista.

“Uma alimentação saudável consiste numa alimentação variada, equilibrada e completa. Devemos variar os alimentos que ingerimos ao longo do dia, respeitando as proporções dos grupos da roda da alimentação mediterrânica e comer alimentos de todos os grupos representados neste guia alimentar ao longo de todo o dia. Desta forma, qualquer outro modelo alimentar que não apresente evidência científica que suporte o seu seguimento não deve ser colocado em prática”, alerta a nutricionista.

Se quer comemorar o Dia Mundial das Massas com um bom prato veja, na galeria de imagens acima, algumas receitas que pode experimentar.

“A massa é um dos alimentos que mais consumo”

Este ano o Campeonato Mundial de Traill – uma corrida realizada em percursos de natureza com diferentes níveis de dificuldade que poderão variar consoante os terrenos – realiza-se pela primeira vez em Portugal. João Paulo Rocha é um dos atletas que vai participar na competição e, ao Delas.pt, explicou como a massa é um dos alimentos essenciais na sua preparação.

“A massa é um dos alimentos que mais consumo, enquadrado numa dieta o mais diversificada possível. Nos períodos de maior intensidade de treinos reforço naturalmente a frequência sendo que, nos dias que antecedem uma competição, as massas são a base da minha alimentação”, sublinha João Paulo Rocha.

Para quem pratica desporto, os hidratos de carbono são essenciais. Portanto, não há nada melhor do que comer massa. “É de facto muito importante, uma vez que os hidratos de carbono são o principal combustível do sistema nervoso e muscular. Se não ingerir as quantidades de hidratos de carbono recomendadas, as minhas reservas esgotam-se rapidamente e o estado de fadiga é alcançado com maior brevidade”, acrescentou o praticante de traill.

Dia Mundial das Massas celebrado com crianças e atletas de elite

Em Braga, as comemorações do Dia Mundial das Massas são essencialmente dirigidas às crianças e atletas de traill. Esta terça-feira vai ser aberto oficialmente o Berg Trans Peneda-Geres World Championships 2016, o Campeonato Mundial de Trail, e será inaugurada a Sport Village desse mesmo evento desportivo.

Além de terem a oportunidade de conviver com os melhores atletas de traill do mundo, os mais pequenos vão realizar várias atividades lúdico-pedagógicas relacionadas com as boas práticas de uma alimentação saudável e equilibrada.

Também para assinalar a data, a Milaneza, uma marca portuguesa de massas alimentícias, vai disponibilizar no seu site oficial uma área exclusivamente dedicada à alimentação saudável dos desportistas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

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