Portuguesa eleita a melhor fotógrafa de cães do mundo

Maria Davison estava em casa de uma amiga a conversar quando se lembrou de, durante a troca de palavras, ir tirando algumas fotos a Yzma, uma cadelinha recém-adotada. Num dos disparos com a câmara fotográfica captou uma expressão de ternura do animal, que descansava com o focinho ao lado de uma sapatilha esburacada (a imagem que vê acima). Decidiu concorrer com essa mesma fotografia no concurso Dog Photographer Of The Year, promovido anualmente pela Kennel Club, uma organização britânica que escolhe os melhores fotógrafos de cães do ano. No início desta semana soube que, entre as 10 mil imagens em concurso, a sua foi a vencedora, tanto na categoria Man’s Best Friend como na geral.

Link_Dania

“Foi um momento muito simples e espontâneo, não foi nada combinado. Aconteceu e tirei a foto. O mérito não é só meu”, recorda Maria Davison, de 27 anos, ao Delas.pt.

A jovem de Carcavelos é licenciada em Artes Plásticas, mas a paixão pela fotografia e animais falou mais alto. Juntou as duas e criou o Basti | Pet Photography, um projeto de fotografia que se dedica a fotografar donos e os seus animais de estimação. Cada sessão fotográfica custa entre 50 e 100 euros. No entanto, o valor pode aumentar conforme a distância e o número de animais envolvidos.

Atualmente Maria Davison dedica-se apenas à fotografia. Com esta distinção espera ter mais pessoas a procurar o seu trabalho. “Quero fazer o que gosto e viver disso”, explica a vencedora do Dog Photographer Of The Year.

O prémio deu-lhe direito a um curso com Andy Biggar, um fotógrafo britânico especialista em fotografar animais, um curso à escolha na escola da Nikon em Londres, uma conta profissional durante um ano num site de fotografia e uma pintura a óleo, da sua foto vencedora, da autoria de Sara Abbott.

Truques para tirar boas fotos a animais

Quando vai para as sessões fotográficas, a melhor fotógrafa de cães do mundo leva sempre consigo muitos biscoitos para conquistar os animais. Ainda assim, garante que o maior contributo para acalmar os modelos vem sempre da parte dos donos.

“Os donos são as melhores pessoas para acalmar os animais. Quando vou ter com alguém pela primeira vez é sempre importante interagir um pouco com o animal para que perceba que não vou fazer mal, que sou amiga, para que se habitue a mim. Até agora tenho tido muita sorte, não fotografei nenhum animal que tivesse medo de mim”, acrescenta a jovem.

Na galeria de imagens acima pode ver algumas fotografias captadas por Maria Davison e os conselhos que a jovem dá para que se tirem boas fotos a animais de estimação.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

“Ninguém vai louco, a correr, comprar um wi…