Publicidade Continue a leitura a seguir

8 mitos da menstruação para destruir já

Percorra a galeria de imagens acima e desmistifique algumas das crenças que possa ter sobre a menstruação. [Imagens: Shutterstock]
Andar descalça em chão frio piora as cólicas menstruais: Embora a água fria, quando em contacto com o corpo, promova a contração dos vasos sanguíneos, ainda não existem estudos a indicar que o contacto com o chão frio possa influenciar a menstruação.
Não é possível ter relações sexuais: Para algumas pessoas pode ser estranho fazê-lo, mas não há qualquer contraindicação. Pelo contrário, quando a mulher atinge o orgasmo, o corpo liberta endorfinas, ocitocina e dopamina. Consideradas as hormonas da felicidade, estas ajudam a melhorar o humor e a suportar o mal-estar que por vezes surge nesta altura do mês.
Todas as mulheres têm o mesmo fluxo: O ciclo menstrual difere de mulher para mulher. Existem fluxos maiores e menores, até mesmo de mês para mês. Podem durar de dois a sete dias e normalmente nunca se excedem os 80 ml de sangue (o equivalente a uma chávena de café).
Os cozinhados não vão sair bem: Os bolos não crescem, as claras não ficam em castelo e a maionese não liga. Esqueça tudo isto. Não existem quaisquer estudos que provem uma relação entre cozinhar e estar menstruada.
É impossível engravidar: A hipótese de tal acontecer é realmente baixa, mas é possível. Isto porque pode existir um outro óvulo recentemente libertado e pronto a ser fecundado.
Não se pode lavar o cabelo ou tomar banho: O contacto com a água não traz problema algum à saúde, muito pelo contrário. Manter os cuidados com a higiene é até fundamental para que não haja nenhum desconforto ou se desenvolvam infeções. É verdade que a água quente promove a dilatação dos vasos sanguíneos, podendo levar a um fluxo mais intenso, enquanto a água fria os contrai, mas esses são efeitos passageiros e contornáveis com o uso da água a uma temperatura amena.
Absorventes internos podem romper o hímen: Pode não parecer, os tampões são maleáveis, facilitando a inserção no canal vaginal. Além disso, também o hímen tem alguma elasticidade (embora esta varie de mulher para mulher)
Praticar desporto é prejudicial: Embora exercícios de grande impacto possam aumentar o desconforto (por vezes) sentido durante a menstruação, a pratica desportiva normal é aconselhada por trazer benefícios ao corpo. Um deles é a libertação de endorfinas, hormonas responsáveis pela sensação de bem-estar, que ocorre quando exercitamos o corpo.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Muitos são ainda os mitos em torno da menstruação. Vão passando de geração em geração e condicionando a vida de muitas mulheres. Para que tal deixe de acontecer, reunimos oito crenças bem conhecidas sobre esta fase do mês e deitamo-las por terra.

Quem nunca ouviu a avó, a tia ou a mãe a dizer que com o período não se deve tomar banho? Ou até andar descalça? E que em fase de menstruação bolos e sobremesas vão sair sempre mal? Estes são apenas alguns dos exemplos que explicamos na galeria acima, desmistificando falsas convenções.

Percorra a galeria de imagens acima e desmistifique algumas das crenças que possa ter sobre a menstruação.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Quando a menstruação chega antes dos 12, a saúde fica em risco