Adeus às máscaras, até nas escolas. Mas ainda há duas exceções

pexels-ivan-samkov-4240583
[Fotografia: pexels]

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, 21 de abril, o fim de obrigatoriedade do uso de máscaras nos espaços interiores, o que inclui as escolas. Porém, há duas exceções que se vão manter, obrigando ao uso em espaços com pessoas vulneráveis, como lares de idosos e hospitais, ou muito lotados e de difícil arejamento, tendo como exemplo os transportes coletivos.

A data ainda não está fechada porque depende de publicação dos diplomas e da promulgação por parte de Marcelo Rebelo de Sousa. Mas a nova medida deverá entrar em vigor logo que a tramitação o possibilite. “Nunca conseguimos dizer com certeza, mas diria que amanhã [sexta-feira, 22 de abril] temos capacidade de publicar a resolução do Conselho de Ministros e, portanto, no dia seguinte à sua publicação [sábado, 23] entram em vigor estas medidas”, afirmou a ministra Mariana Vieira da Silva. Ressalvou, contudo, que o clausulado ainda terá de ir a Belém.

Para já, a indicação é a de remoção, mas não está descartada a possibilidade de existirem eventuais, tendo em conta a evolução da pandemia e opinião dos especialistas. “Numa nova mudança de estação, é possível ter de adaptar estes comportamentos”, afirma a ministra da Saúde, Marta Temido.