Adeus decotes, olá abdómen! Prepare-se para a grande tendência de 2022

barriga
Zendaya, Cristina e Beyoncé como algumas das embaixadoras daquela que promete ser uma das grandes tendências da moda de 2021 [Fotografia: Montagem/Instagram]

A atriz Zendaya, ícone de moda consagrado em 2021, faz o postulado em plena gala de prémios da indústria norte-americana, a CFDA, e ninguém fica indiferente… afinal, os decotes ousados parecem estar a perder o protagonismo no segundo ano de pandemia e estão a deixar de ser o centro das atenções.

Zendaya faz a primeira tentativa em abril, na red carpet dos Óscares, e pela mão de um amarelo Valentino em jeito de homenagem a Cher. Segue depois para uma proposta mais ousada: uma recriação da Versace para Beyoncé. Por fim, a aposta final, em novembro deste ano, na gala da moda da CFDA.

[Fotografia: Zendaya/Instagram]
Na verdade, os olhares convergem agora para a barriga, para os múltiplos e originais recortes nas peças que realçam a cintura, adelgaçam silhuetas ou mostram que há muito exercício por trás de um outfit.

Fora de portas, Beyoncé e Kim Kardashian têm sido, também, algumas das grandes embaixadoras desta corrente, que chega a cruzar, em 2021, passadeiras vermelhas na Europa.

[Fotografia: Beyoncé/Instagram]
[Fotografia: Kim Kardashian/Instagram]
Mas, por cá, dentro de fronteiras, não faltam adeptas. Carolina Patrocínio tem sido uma das fãs do flossing – que inclui cordas dispostas de forma original sobre o abdomen a descoberto – e Cristina Ferreira não termina o ano sem acompanhar a tendência. Apresenta e apresenta-se, aliás, num body cavado que, não mostrando toda a barriga, exige cintura e forma física para que o resultado possa ser exuberante.

[Fotografia; Cristina Ferreira/Instagram]

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Carolina Patrocínio (@carolinapatrocinio)

A tendência de mostrar a barriga vinha desde antes do verão e com recurso a cordas e fitas sobre aquela zona do corpo e as costas. Uma aposta que estava cada vez mais presente em vestidos, saias, calças, tops e, claro, nos biquinis, com a chegada do verão.

Mas estas fitas – conhecidas por flossing – têm vindo a desaparecer e a dar lugar a outras possibilidades, outros cortes e outras formas de impactar a moda e a estética, fazendo baixar os olhares do busto para o umbigo e para a cintura.

Recorde-se que esta estética tinha-se já afirmado no virar deste novo milénio e, com mais ou menos avanços e recuos, ela foi emergindo. Mas, em 2021, tem vindo a tomar de assalto as passerelles e passadeiras vermelhas desde o fim do primeiro trimestre e sempre conquistando mais seguidoras. Portanto, se acompanha tendências, esta ameaça ser uma das grandes marcas da moda para 2022.