Os alimentos podem atrasar ou acelerar a chegada da menopausa?

E se a alimentação que temos no dia-a-dia definisse a chegada da menopausa? De acordo com um estudo deste ano, realizado por investigadores britânicos, embora não possamos controlar o tempo, podemos ingerir alimentos que permitam atrasar a menopausa, assim como acelerar o seu aparecimento, aumentando ou diminuindo as probabilidades de engravidar por mais tempo.

A conclusão surgiu após um estudo que acompanhou 9 027 mulheres, com idades entre os 40 e os 65 anos, durante quatro anos. Durante esse tempo, os investigadores reuniram, através de inquéritos, todos os detalhes sobre a dieta praticada por cada uma delas, tendo em atenção a frequência e a porção ingerida de cerca de 217 alimentos.

Ao longo da investigação houve mulheres que engravidaram, outras usaram terapias de reposição hormonal e algumas foram induzidas à menopausa. No fim, apenas 914 mulheres das mais de 9 mil atingiram a menopausa naturalmente – numa média de 51 anos.

Intitulado Dietary intake and age at natural menopause (Ingestão alimentar e idade na menopausa natural) e publicado pelo Journal of Epidemiology and Community Health, o estudo acabou por concluir que: “Porções adicionais de peixes gordos e leguminosas frescas mostram que a idade para o aparecimento da menopausa atrasou em 3,3 anos. Por outro lado, uma maior ingestão de macarrão e de arroz refinado foi associada à menopausa precoce” – veja na galeria acima que alimentos podem ajudar a adiar ou a acelerar o aparecimento desta fase da vida pela qual todas as mulheres passam, mais cedo ou mais tarde.

Uma fase que em Portugal tende a acontecer entre os 45 e os 55 anos, embora possa ocorrer antes ou depois. De acordo com a especialista em ginecologia, Sofia Serrano, atualmente, em Portugal, a idade média das portuguesas encontra-se nos 51 anos.

Percorra a galeria de imagens acima e fique a saber que alimentos podem atrasar ou adiantar a menopausa, de acordo com os investigadores britânicos do estudo referido anteriormente.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Cuidados que todas devem ter na menopausa

Pode a secura vaginal chegar antes da menopausa?