Avenida da Liberdade reabre comércio amanhã e com regras apertadas

iStock-1001589046compras

Os estabelecimentos comerciais da Avenida da Liberdade, em Lisboa, reabrem ao público já esta segunda-feira, 18 de maio, com regras comuns, depois de mais de dois meses encerrados devido à pandemia de covid-19.

Para tal, foram definidas regras comuns entre todos e que vão desde momento das encomendas às compras físicas. O objetivo é promover uma reabertura “segura” que cumpra normas que evitam propagação da pandemia provocada pelo novo Covid-19.

O grupo que está a gerir este processo, auto-intitulado Comité da Avenida, quer, no futuro, divulgar “iniciativas organizadas ao ar livre em segurança”. Em comunicado, os estabelecimentos que integram aquela estrutura garantem que “foram implementadas todas as boas práticas para o comércio e serviço conforme o protocolo assinado entre a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e a Direção-Geral da Saúde, e adotadas as melhores medidas internacionais de higiene e segurança para os clientes e colaboradores”.

Da máscara, às compras de carro e provadores em segurança

“O uso de máscara é obrigatório em todos os espaços, bem como a higienização frequente e o limite de número de clientes por loja, assegurando as distâncias exigidas”, refere ainda o comunicado, acrescentando que “provadores e peças de roupa, bem como, acessórios e calçado serão higienizados após cada utilização“.

Os espaços comerciais decidiram promover um horário idêntico entre si, com funcionamento entre as 11:00 e as 20:00, seis dias por semana, e alguns disponibilizam um serviço que permite realizar compras online, via telefone ou email diretamente com as lojas e fazer a recolha e levantamento sem ter de sair do carro.

“Num momento particularmente difícil, a reabertura gradual dos espaços comerciais e empresas da Avenida da Liberdade espera contribuir para a recuperação económica do país e para a manutenção dos postos de trabalho”, afirmou o porta-voz do Comité da Avenida, Pedro Mendes Leal.

CB com Lusa

Covid-19: IVA reduzido para máscaras e gel entra em vigor esta sexta